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Os benefícios obtidos pela Fiat Chrysler Automobiles (FCA) na implantação de um WMS

 

Publicado em 20/12/2016

Solução inteligente melhorou as operações da empresa

Por Christian Presa | Redação MundoLogística

Grandes empresas precisam de boas soluções em tecnologia para manter sua logística eficiente e eficaz. Uma das tecnologias indispensáveis nesse processo é a utilização de um Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) para acompanhar todos os aspectos e realizar otimizações no trabalho com os armazéns.

O ClickReply é uma das soluções em gerenciamento de armazenagem que possui mais de 20 mil usuários em 300 empresas. A Revista MundoLogística conversou com o gerente de desenvolvimento de negócios da Click Reply, Marcio Rossi, que falou um pouco sobre como esse sistema auxiliou a FCA em suas operações e muito mais.

MUNDOLOGÍSTICA: A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) implantou o WMS Click Reply no novo centro de distribuição para peças e reposição, em Hortolândia. Quais os benefícios operacionais que esse sistema proporcionará nesse novo CD?

MARCIO ROSSI: O Click Reply é uma escolha mundial do Grupo FCA e entrega a eficiência de uma solução que atua verticalmente no setor automotivo, agregando 20 anos de inovação. Um dos elementos importantes na ativação de um grande armazém no setor automotivo, onde é normal trabalhar com mais de 100.000 itens ativos variando de arruelas até motores inteiros, é a configuração do perfil ideal de estocagem. 

Uma novidade que trouxemos para essa implantação foi o sofisticado algoritmo de slotting, que leva em consideração dados históricos, planejamento sobre o giro, caraterísticas físicas do produto e ergonômicas das diversas locações para calcular a melhor região de estocagem e a distribuição entre posições de picking e estoque. Esse aspecto é particularmente interessante, pois, em função do planejamento mensal de expedição de cada item, calculamos a ocupação ideal das locações de picking para cada item.

Com esse processo em automático, a área logística do cliente não precisa mais calcular manualmente a configuração de cada produto, possibilitando uma implantação com prazos extremamente agressivos. Além disso, as equipes de gestão de estoque ficam livres da tarefa de revisar constantemente as regras de armazenagem conforme variações na ocupação.

O sistema foi além de meramente obedecer a uma parametrização baseada em regras manualmente calculadas e inseridas. Agora o Click pensa por si próprio, tomando decisões que em sistemas tradicionais ainda dependem da intervenção humana, coisa que onera tempos e custos.

De que maneira o WMS facilitará e otimizará a logística da FCA?
A eficiência proporcionada nos processos internos de um armazém com altíssimos volumes foi certificada na operação do CD de Betim após uma década da bem sucedida implantação do Click naquele armazém. Com o novo estabelecimento de Hortolândia, o Click irá fornecer a visibilidade integrada do estoque dos dois CDs, suportando operações multi-site como postponing e dispaching, que permitem otimizar o atendimento da malha, garantindo que os dealers sejam atendidos e aproveitando a melhor configuração de estoque dos dois armazéns.

Quais os resultados esperados com essa implantação?
Do ponto de vista do WMS, uma gestão mais eficiente do armazém com automatização dos processos de análise e otimização da estocagem do material, simplificando significativamente a configuração de novos itens e a atualização dos itens cujo perfil pode mudar ao longo do tempo.

Quais outros clientes importantes utilizam essa solução também?
No mundo são mais de 300 empresas usando o Click Reply. Aqui no Brasil atendemos o GrupoFCA, o Grupo CNH Industrial e a  planta modelo da Jeep no Nordeste, onde, além do armazém de peças, temos o módulo de gestão de pátio, o Click Yard Management.

No setor alimentício temos um grande projeto em curso com a Aurora Alimentos, que é a maior cooperativa de alimentos do país e uma das maiores empresas do setor. Lá estamos implantando o Click Reply em 11 unidades, estabelecendo-o como solução padrão da Aurora para os centros de distribuição que gerencia, sejam os comerciais ou internos.

Quais outras novidades a empresa está preparando? Há novas tecnologias que serão agregadas ao WMS em 2017?
Estamos agregando constantemente valor ao nosso produto. Hoje estamos na versão 4.9, mas temos um time de R&D dedicado a trabalhar em melhorias e funcionalidades que nos últimos três anos entregou quatro novas releases da solução. Aliás, esse é uma caraterística marcante do Reply: a constante busca da inovação. Fomos uma das primeiras empresas a integrar de forma nativa a tecnologia de voz no nosso WMS e hoje o Click disponibiliza essa ferramenta em todos os principais processos de armazém.

Para o futuro, estamos investindo nas novas plataformas da Industry 4.0 e Logistic 4.0 que irão aportar mudanças radicais seja de um ponto de vista tecnológico ou organizacional na SCE. Estamos trabalhando também com aspectos relacionados à realidade aumentada com equipamentos como, por exemplo, smart glass e drones autônomos (não supervisionados) que operam no controle do inventario.

Estamos à beira de uma revolução que irá transformar os processos de gestão da cadeia logística e estamos criando as plataformas para suportar da melhor forma possível os nossos clientes nessa transição.

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