Em parceria com a CHEP, Assaí Atacadista evita a emissão de 5,8 milhões kg de CO2

Assaí recebeu certificado de sustentabilidade emitido pela CHEP que reconhece os benefícios ambientais da operação da empresa ao longo de um ano

Publicado em 19/11/2024 — por Redação
Em parceria com a CHEP, Assaí Atacadista evita a emissão de 5,8 milhões kg de CO2
Centro de distribuição do Assaí (Foto: Divulgação)

O Assaí Atacadista anunciou benefícios ambientais alcançados com a adoção do modelo de pooling de paletas da CHEP. Em um ano, a empresa evitou a transferência de 5,8 milhões de kg de CO2. O modelo de economia circular, que compartilha e reutiliza paletes, também contribuiu para a preservação de 15,7 mil árvores e evitou o descarte de mais de 5 milhões de quilos de resíduos em aterros sanitários

Segundo a empresa, o certificado de sustentabilidade recebido pelo Assaí é calculado usando a análise de ciclo de vida do produto, aprovada pela RDC Environment, uma consultoria externa da Bélgica que calcula os impactos ambientais dos paletes da CHEP em comparação com outras alternativas do mercado.

Hoje, com mais de 290 lojas em 24 estados e o Distrito Federal, a logística do Assaí é cerca de 70% descentralizada, com algumas unidades sendo totalmente abastecidas pela indústria, além de possuir 12 centros de distribuição localizados em regiões estratégicas do país que auxiliam no abastecimento de lojas menores e categorias de baixo giro.

O Country Manager da CHEP Brasil, André Cardoso, explicou que, com o modelo de negócio chamado pooling, a empresa promove o compartilhamento e reutilização de paletes, em um formato de aluguel sem a necessidade de comprá-los, tornando as operações dos parceiros ainda mais eficazes.

“Por meio da economia circular, geramos eficiência ao conectar as indústrias aos seus distribuidores. Dessa maneira, conseguimos impactar positivamente o meio ambiente, contribuindo para o futuro do planeta”, disse.