LogFut 24 - Banner Home LogFut 24 - Banner Home

Tendência global, automação ganha espaço na intralogística do setor farmacêutico

Publicado em 28/08/2024

Segundo o CEO da Águia Sistemas, estratégia é um dos pilares para a solução dos problemas na cadeia de suprimentos

Por Christian Presa

Tendência global, automação ganha espaço na intralogística do setor farmacêutico
Imagem ilustrativa (Foto: Freepik)

A automação nas operações de intralogística tem se expandido no setor farmacêutico. Com a demanda crescente por medicamentos e a necessidade urgente de eficiência, empresas do setor estão investindo em tecnologias avançadas para melhorar a precisão, reduzir custos e garantir a disponibilidade contínua de produtos essenciais.

O setor farmacêutico enfrenta uma série de desafios na gestão das cadeias de suprimentos, como rupturas de estoque, complexidade regulatória e a crescente demanda por medicamentos especializados. Segundo um artigo da VisionNav, a automação tem se mostrado uma solução eficaz para esses problemas em armazéns farmacêuticos e, de forma geral, essa tendência está evoluindo rapidamente em todo o mundo: um estudo do Gartner prevê que 75% das grandes empresas devem utilizar robôs inteligentes em suas operações de intralogística até 2026.

Nesse sentido, robôs e sistemas inteligentes de gerenciamento de inventário lideram a lista de tecnologias desejadas, com foco em reduzir erros e melhorar a eficiência operacional. Além disso, o uso de Inteligência Artificial e Machine Learning também é destaque.

No Brasil, a automação das operações de intralogística está ganhando espaço, com empresas como a Águia Sistemas dedicadas a essa agenda. Segundo o CEO da companhia, Rogério Scheffer, a automação de operações de intralogística no setor farmacêutico continua sendo um dos pilares para a solução dos problemas na cadeia de suprimentos. Atualmente, a Águia Sistemas atende empresas como Droga Raia, Farmácias São João, Eurofarma, Ultrafarma, Natura, Avon e Boticário.

Para isso, a companhia se especializou na fabricação de estruturas de armazenagem e integração de sistemas de automação, oferecendo um serviço completo que vai desde a concepção até a assistência técnica contínua. Esse movimento está relacionado à necessidade de prever demanda, já que, segundo a Águia Sistemas, as rupturas de estoque podem atingir até 30% no varejo.

Rogério Scheffer destacou, também, a importância de investir na eficiência dos centros de distribuição. “Nosso compromisso é trazer soluções inovadoras para o setor farmacêutico, otimizando a intralogística com tecnologias que garantem eficiência, segurança e precisão na operação, minimizando rupturas e maximizando a produtividade. Assim, o setor pode atender às demandas crescentes com alta performance e confiabilidade”, afirmou.

E há mercado para isso. Em abril deste ano, o CEO da Águia Sistemas falou com exclusividade para a MundoLogística sobre a expectativa de faturamento da companhia para 2024, que está em torno de R$ 600 milhões.