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BBM Logística registra novo recorde de receita no 2º trimestre de 2022

Publicado em 16/08/2022

De acordo com a empresa, receita bruta teve alta de 20% no período, um reflexo da expansão orgânica e reajustes de tarifas para recompor a inflação de custos e combustíveis

Por Redação


Foto: Divulgação

A BBM Logística divulgou os resultados do 2º trimestre de 2022, no qual o grupo teve receita bruta de R$ 468,7 milhões, um crescimento de 20,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com a empresa, trata-se de um recorde para a época e é um reflexo da expansão em todos os negócios da BBM.

Na divisão de Gestão de Transportes, houve alta de 20% nas operações de e-commerce e carga fracionada, 32% nas operações internacionais e 27% em carga lotação. Na divisão de Contratos Dedicados, o segmento florestal cresceu 23% e o industrial 14%.

Já o EBITDA ajustado foi de R$ 30 milhões, com margem de 7,7%, mostrando uma evolução frente à margem de 4,7% do trimestre anterior, fruto das iniciativas de recomposição de preços e redução de custos. Apesar disso, a companhia explica que o lucro operacional segue impactado pela forte pressão de custos, decorrente das condições macroeconômicas, na qual a inflação e o aumento dos preços de combustíveis se destacam. 

A companhia vem mitigando esses fatores com renegociações de preços com os clientes e pelo controle e captura de sinergias das aquisições e eficiência na gestão das despesas administrativas. Grande parte das ações implementadas devem se refletir nos resultados a partir dos próximos trimestre.

Além disso, como parte do foco da gestão financeira, a BBM concluiu a terceira emissão de debêntures, no valor de R$ 189 milhões, reforçando a posição com alongamento da dívida e melhora do fluxo de caixa.

IMPACTO DA CRISE GLOBAL

O segundo trimestre foi marcado pela manutenção do cenário desafiador internacional, em decorrência da pandemia, da guerra na Ucrânia e dos lockdowns frequentes na China, que têm causado impacto direto nas operações de todo o setor logístico em nível global. No Brasil, esse cenário se reflete na alta da taxa de juros, que aumenta as despesas financeiras, e na alta inflação com aumento constante nos preços dos combustíveis (que acumulam alta de 99% desde janeiro de 2021) e dos custos em geral, o que pressiona as margens de lucro.

Para o CEO da BBM Logística, André Prado, mesmo nesse contexto, a companhia teve resiliência, manteve o ritmo de crescimento orgânico e reforçou o rigoroso controle de despesas, tanto fixas como administrativas, bem como a gestão do fluxo de caixa.

“Nosso foco é manter a eficiência e a qualidade operacional e recompor as margens impactadas pela inflação de custos. Paralelamente, o grupo BBM vem mantendo suas receitas em crescimento ao longo dos últimos trimestres e mantendo a carteira de clientes, mesmo com os repasses, e conquistando projetos importantes.” – André Prado.

A gestão eficiente se reflete na evolução das receitas ao longo dos últimos trimestres e na manutenção de clientes, com índice de 99% na retenção da carteira -- mesmo com os repasses por conta do aumento do preço do diesel. Paralelamente, a BBM manteve o foco de conquista de novos projetos, e fechou 290 novos acordos comerciais no 2T22, nas operações de lotação, intermodal, rodoviário internacional, fracionado e e-commerce, com destaque para os segmentos de casa e construção, autopeças, confecção/calçadistas, autopeças e farma.

Vale destacar, ainda, o resultado da operação de e-commerce, com volume de 3,5 milhões de pedidos entregues no 2º trimestre deste ano – crescimento de 31,6% no comparativo entre os primeiros semestres de 2022 e 2021.

EXPANSÃO NO NORDESTE

A expansão da BBM na região Nordeste do país foi o grande alavancador para explorar o cross-selling na carteira de clientes do grupo e potencializar sinergias de operação e novos negócios. Com o crescimento na malha rodoviária na região, a empresa realizará o envio e recebimento de produtos de outros estados e países com rotas diárias locais, prevendo um crescimento de aproximadamente 50% em volume de carga, e aumento de mais de 55% em faturamento comparado à receita atual no Nordeste.

A expansão vem no momento em que a região ocupa a vice-liderança no ranking de consumo, com representatividade de 18,2%, ficando atrás apenas da região sudeste com 49%, de acordo com estudo IPC Maps 2022. Dessa forma, a companhia passa a atender o Nordeste nos segmentos de autopeças, produtos químicos, cosméticos, farmacêuticos, eletrodomésticos, eletrônicos, confecções, equipamentos e ferramentas.

Além disso, a BBM anunciou o lançamento de mais um terminal multimodal, o Hub Logístico de Vitória, que pode gerar um aumento previsto de 70% nos negócios da companhia focados em e-commerce e carga fracionada na região.