Assinatura Premium Assinatura Premium

Biker Mober: Mobi Logística cria projeto de mobilidade sustentável

Publicado em 27/07/2021

Incentivando o uso da bicicleta nas entregas em centros urbanos, empresa quer melhorar qualidade de vida dos colaboradores e contribuir para a preservação ambiental


Foto: Divulgação

O desenvolvimento sustentável é apontado como um elemento fundamental para o sucesso das empresas. Trata-se, inclusive, de uma definição criada na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU (Organização das Nações Unidas). Visando isso, a Mobi Logística criou o projeto Biker Mober, um projeto de consiste na opção pela bicicleta nas entregas em centros urbanos. A solução foi desenvolvida com dois objetivos: melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e contribuir para a preservação ambiental.

Atuando no setor de transporte e logística, a Mobi Logística é voltada a entrega de pequenas encomendas, com atuação em todos os estados brasileiros por meio de 90 filiais e mais de 1,8 mil colaboradores. Desses, 70% utilizam motocicleta para trafegarem, em média, 60km por dia em regiões metropolitanas – o que acarreta na liberação de aproximadamente 7g de CO2, além de outros poluentes, por quilômetro rodado.

Ao deixar a moto de lado e passar a usar bicicletas, cada Mober Ciclista conseguirá reduzir a emissão de 420g diários de CO2, equivalente a 100,8 quilogramas desse poluente a menos por ano.

Além do benefício ambiental, o projeto Biker Mober também contribui com a saúde do ciclista, melhorando o condicionamento físico e fortalecendo o sistema cardiorrespiratório e a circulação sanguínea. Entre os benefícios está a diminuição do risco de morte precoce por AVC, diabetes tipo 2 e síndrome metabólica, bem como a liberação de endorfina, o que contribui no combate da ansiedade e da depressão.

Em fase piloto, o projeto Biker Mober dispõe de 20 ciclistas pedalando nos centros de São Paulo e do Rio de Janeiro. Diante dos resultados obtidos, a empresa pretende colocar cerca de 300 ciclistas nos próximos seis meses, aumentando gradualmente esse número durante o tempo.