Em entrevista exclusiva à Mundo Logística, Patricia Bello, Supply Chain Transformation Director Leroy Merlin, disse que o grande desafio desta data está na necessidade de integração entre as diferentes áreas
Por Camila Lucio
As empresas estão cientes de que um estoque bem gerenciado é crucial para o sucesso durante a Black Friday (Foto: Shutterstock)
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, as expectativas para a Black Friday 2023 são positivas. Segundo a pesquisa, o faturamento do e-commerce deve aumentar 10% em 2023 e somente no primeiro semestre deste ano, o faturamento das vendas nesse segmento alcançou a marca de R? 80,4 bilhões.
As empresas estão cientes de que um estoque bem gerenciado é crucial para o sucesso durante a Black Friday. Muitas têm aprendido com os desafios enfrentados em anos anteriores, quando estoques insuficientes resultaram em frustrações para os clientes e perdas de receita.
Na avaliação da Patricia Bello, Supply Chain Transformation Director Leroy Merlin, o grande desafio desta data está na necessidade de integração entre as diferentes áreas da empresa, começando pelo planejamento comercial, seguido pela negociação de ofertas e estratégia de vendas.
Segundo a executiva, o desafio reside na distribuição eficiente dos estoques, tanto para lojas físicas quanto para o comércio online, onde a agilidade na entrega se tornou fundamental devido à crescente concorrência das grandes plataformas de e-commerce.
“O maior desafio é como garantir, para o canal físico, que o estoque estará distribuído nas lojas corretas, porque cada uma tem um perfil de consumidor e um mix de venda diferente”, afirmou Patricia Bello.
Já para o canal digital, o tema de estoque deve permitir executar a estratégia de prazo de entrega: para entregar mais rápido, o estoque deve estar alocado mais próximo do destino final. “Resumindo, a atenção nas lojas físicas é para que não haja ruptura de estoque e consequente perda de vendas, e no digital é ter uma boa cobertura e capacidade de entrega com preço e prazo atraentes”, ressaltou.
De acordo com a executiva, a análise do histórico de vendas de cada região e o uso de ferramentas de planejamento são essenciais para direcionar o estoque de forma eficaz e satisfazer as expectativas dos clientes.
“O processo começa com a definição clara de quais serão as apostas de venda, de forma que esses itens tenham mais relevância na loja ou no site em detrimento de outros, seja em preço ou na exposição do produto. Por exemplo, se terá uma oferta de argamassa, é preciso garantir que a cobertura de estoque desse item esteja adequada à previsão de vendas para esse período de pico de venda”
EXPERIÊNCIA DO CLIENTE E PLANEJAMENTO DE ESTOQUE
Em relação à experiência do cliente, a diretora destacou a necessidade de ser realista sobre as dificuldades enfrentadas durante o período da Black Friday. Na visão da executiva, os consumidores, depois de tantas edições do evento no Brasil, já estão mais acostumados com as mecânicas promocionais e a grande expectativa é por preços baixos.
Portanto, as promessas feitas pelas empresas devem ser realistas, evitando frustrações. “As vendas em uma Black Friday podem representar um crescimento de cerca de 15 vezes o volume de vendas de um período normal em alguns negócios. Então a promessa que será feita ao cliente deve ser muito realista e alinhada com a capacidade logística do negócio”, revelou.
BLACK FRIDAY E OPORTUNIDADES
Quando se trata das oportunidades que as empresas podem explorar na Black Friday, a especialista mencionou a importância de estratégias de alocação de estoque específicas para diferentes tipos de produtos.
Ela enfatizou que essa abordagem não se aplica apenas à Black Friday, mas também a todo o negócio, permitindo uma alocação mais eficiente dos estoques conforme o perfil do produto e a demanda.
“Se estou falando de um item muito pesado e difícil de ser manuseado, o cliente não vai sair da loja com ele no porta-malas do carro. Para esse item tenho que ter um planejamento de alocação de estoque que não considera necessariamente a saída da loja [...]. Por outro lado, para os itens de perfil leve, para os quais os clientes têm uma expectativa de atendimento imediato, eles devem estar disponíveis na loja e em uma modalidade de delivery express”, exemplificou.
Na avaliação da executiva, a estratégia de alocação de estoque é uma grande oportunidade para repensar a cadeia. Essa lógica não é válida só para Black Friday, mas para o negócio como um todo.
PLANEJAMENTO ANTECIPADO COMO CHAVE PARA O SUCESSO
A executiva enfatizou a necessidade de planejar com antecedência significativa para a Black Friday. Ela argumentou que o planejamento deve começar muito antes, muitas vezes com um trimestre ou até semestre de antecedência
Como exemplo, mencionou que, na Leroy Merlin, as discussões sobre a estratégia comercial e as negociações com fornecedores começaram em abril, o que significa um planejamento sete meses antes do evento.
Na visão dela, esse é um dos maiores aprendizados, pois permite que a empresa esteja preparada para o grande aumento na demanda.
Além disso, Patricia Bello destacou a importância de gerenciar a capacidade e recursos de forma eficaz. Durante a Black Friday, as empresas competem por recursos, incluindo áreas de armazenagem, capacidade produtiva e mão de obra para manuseio e faturamento de produtos.
Ao longo do ano as empresas trabalham com esses recursos dimensionados de forma linear, e de repente, em uma única semana, a demanda aumenta significativamente e exige a readequação da capacidade operacional. Isso requer uma negociação muito próxima com todos os parceiros envolvidos na cadeia: armazéns, rede de distribuição e motoristas que precisam ser fidelizados com antecedência.
ACOMPANHAMENTO DIÁRIO DA OPERAÇÃO
A executiva ressaltou a importância do acompanhamento diário da operação durante a Black Friday. Com a venda concentrada e o comportamento do consumidor que pode ser imprevisível, é necessário ajustar o planejamento e a capacidade conforme necessário.
Ela destacou a necessidade de acompanhar os indicadores da operação, como o número de pedidos vendidos e a capacidade disponível. Isso permite tomar decisões em tempo real, como dilatar ou reduzir prazos de entrega, garantindo que a capacidade planejada não seja excedida.
Quando questionada sobre a dependência de sistemas automatizados, Patrícia enfatizou a importância de ter um controle humano nas decisões críticas, principalmente devido à natureza não linear das vendas durante a Black Friday. Ela mencionou o uso de sistemas baseados em inteligência artificial que analisam o histórico de vendas e a importância de ajustar os parâmetros manualmente para garantir a precisão.