Black Friday: Transporte rodoviário de cargas prevê alta nas entregas e contratações

De acordo com o SETCESP, as contratações temporárias no setor de logística podem ultrapassar 100 mil vagas no Brasil

Publicado em 27/11/2024 — por Redação
Black Friday: Transporte rodoviário de cargas prevê alta nas entregas e contratações
Imagem ilustrativa (Foto: Shutterstock)

A Black Friday, que acontece em 29 de novembro, não afeta apenas o varejo, mas também mobiliza o transporte rodoviário de cargas no Brasil. De acordo com a Confederação Nacional de Transportes (CNT), mais de 65% dos produtos vendidos nesta data — sejam importados ou nacionais — dependem do TRC para chegar aos consumidores. Uma pesquisa da Rcell revelou que cerca de 70% dos varejistas esperam um aumento significativo nas vendas, o que exige uma operação logística robusta e eficiente.

Para o diretor de e-commerce do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp), Guilherme Juliani, a Black Friday é um dos períodos mais movimentados para o setor. Estima-se que o volume de entregas no Brasil ultrapasse três milhões de pacotes diários, o que gera uma pressão adicional sobre as operações logísticas. “O maior desafio do setor no período será atender essa demanda crescente com velocidade e eficiência, sem comprometer a qualidade do serviço”, disse.

Para acompanhar esse aumento, as transportadoras antecipam-se reforçando as equipes com contratos temporários. De acordo com Juliani, em todo o setor de logística, as contratações temporárias podem ultrapassar as 100 mil vagas no Brasil, com uma alta demanda por motoristas, ajudantes de carga e funções administrativas. Este tipo de contratação é vista como uma oportunidade pelo mercado que necessita de mão de obra e aproveita para avaliar desempenhos individuais de cada profissional.

PLANEJAMENTO E MITIGAÇÃO DE RISCOS

Para auxiliar neste período atípico, o Setcesp promove estratégias de atendimento junto aos associados. “Temos um papel muito importante na preparação dos transportadores para datas de alta demanda, como Black Friday e Natal. Nosso objetivo é alinhar as necessidades do varejo online com as capacidades logísticas, garantindo que o transporte de mercadorias seja feito de forma eficiente e dentro dos prazos exigidos pelos consumidores”, completou o diretor.

O trabalho em conjunto com os associados pode estimar o volume de vendas, identificando quais regiões terão maior demanda de produtos e com troca de informações em tempo real para solucionar imprevistos. Com essas informações, os transportadores podem ajustar suas operações com antecedência, reforçar as equipes e otimizar as rotas.

“O planejamento logístico para a Black Friday é essencial para mitigar riscos, como congestionamentos, que podem afetar o tempo de entrega. Dessa forma, 40% das entregas podem ser impactadas por questões de tráfego em grandes centros urbanos, o que exige que as transportadoras ajustem suas rotas e horários com antecedência”, afirmou.