Informe os dados de acesso para entrar na área do assinante.

BRF otimiza frota internacional e reduz pegada de carbono em 30 mil toneladas

 

Publicado em 05/04/2022

Em oito anos, a companhia reduziu mais de 13% das emissões de CO2 em ação que contribui para meta de ser Net Zero até 2040; ação ocorreu na Turquia e nos países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC)

Por Redação


Foto: Nelson Almeida (AFP)

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, alcançou uma redução de 30 mil toneladas de emissões de CO2 nos últimos oito anos por meio do projeto de otimização da sua frota internacional. A ação ocorreu na Turquia e nos países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), nos quais a empresa tem distribuição direta, como Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Kuwait, Catar e Omã. A iniciativa, intitulada Last Mile Optimization (Última Milha de Otimização), está em sintonia com o compromisso da BRF de ser Net Zero até 2040, tanto em suas operações, quanto em sua cadeia produtiva.

Além do benefício ambiental, o projeto gerou redução de custos. Desde sua implementação, em 2014, a BRF reduziu em 17% as despesas relacionadas, mantendo o elevado padrão de entrega nas operações e no nível de serviço.  A otimização do monitoramento da frota ajudou ainda a companhia a diminuir em 23% os incidentes, e em 57% os acidentes com afastamento de condutores.

Segundo o diretor executivo comercial hala da BRF, Fadi Felfeli, a utilização de um sistema digital possibilita à empresa ter mais controle e visibilidade sobre os processos de entrega, encaminhamento e dinâmica diária dos caminhões e motoristas.

“Uma rota bem definida e estratégica reduz o número de quilômetros percorridos, acelera as sucessivas entregas e consequentemente gera menos consumo de combustível, contribuindo assim para uma melhor preservação do planeta, além de proporcionar a segurança das pessoas e a qualidade dos produtos da Companhia.” – Fadi Felfeli, diretor executivo comercial halal da BRF.

Ainda segundo Felfeli, desde 2014, a BRF conseguiu reduzir em 20% a base de caminhões utilizados e em média 4,9 milhões de km por ano conduzidos pela sua frota na região.

“Inovação e Sustentabilidade caminham lado a lado na BRF. O projeto Last Mile Optimization contribui com a nossa jornada sustentável rumo à neutralidade climática, e com nosso compromisso de ser Net Zero até 2040. Acreditamos que a utilização de tecnologias inovadoras é capaz de auxiliar no avanço de nossa agenda ESG em nível global”, complementa Mariana Modesto, diretora de Sustentabilidade da BRF.

COACH APP

O sistema implementado também permite aos condutores da frota receberem materiais de formação online, bem como analisar o seu próprio desempenho diário. Por meio do aplicativo “Coach App”, acessado por um tablet fornecido pela BRF, os colaboradores podem verificar suas pontuações com base nos três itens avaliados pela plataforma: segurança, qualidade e produtividade. A ação possibilita também melhorarem diariamente as suas funções, incluindo os incentivos certos para o desempenho.

Atualmente, são 800 motoristas envolvidos no transporte e distribuição logística da BRF na região. Todos seguem os padrões de gestão e qualidade definidos pela companhia.

 

Veja também: