Assinatura Premium Assinatura Premium

CIOTPag emitiu mais de 37 mil CIOTs gratuitos entre janeiro e junho deste ano

Publicado em 29/07/2022

Código Identificador de Operações de Transporte foi criado pela ANTT em 2019 para impedir fraudes e abusos contra prestadores de serviço de transporte

Por Redação


Foto: Shutterstock

A emissão gratuita de CIOTs (Código Identificador de Operações de Transporte) cresceu 960% no primeiro semestre de 2022. Em seis meses, o serviço oferecido pela CIOTPag, empresa de serviço de Gestão de Fretes, teve a emissão de 37.134 certificados, contra 3.501 em igual período do ano passado.

O aumento na procura do CIOT gratuito, oferecido exclusivamente pela CIOTPag tem explicação na situação econômica. A CIOTPag é controlada pela TruckPag, startup de meios de pagamento para frotas.

“O Brasil se encontra hoje numa situação em que parte da economia está reagindo mas os custos operacionais seguem muito elevados”, explica Fernanda Bortoluzzi Lorenzetti, CRO (diretora de Receita) da TruckPag. “Por isso, qualquer redução de gastos é bem vinda e os transportadores reconhecem a nossa opção gratuita como confiável.”

A CIOTPag oferece a emissão do CIOT sem cobrança desde dezembro de 2020. O documento foi criado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), na resolução nº 5.862 de 17 de dezembro de 2019. A emissão é obrigatória e ajuda a impedir fraudes e abusos, regulando o pagamento do frete ao prestador do serviço de transporte.

A emissão do CIOT é um serviço que o transportador pode fazer diretamente ou contratando alguma empresa do mercado. A CIOTPag é uma das 32 empresas homologadas junto à ANTT que pode emitir o documento e se encarrega da tarefa gratuitamente.

A empresa oferece a emissão gratuita do CIOT por qualquer meio, tanto pela plataforma quanto via integração com qualquer sistema de transportadora. Outro ponto importante é dispor de atendimento 24 horas com atendentes e não robôs.