
A COFCO International anunciou um investimento de R$ 1,2 bilhão na aquisição de 979 vagões e 23 locomotivas para operação logística com a Rumo. Segundo a empresa, o objetivo é atender ao aumento da demanda no novo terminal do Porto de Santos e avançar nas metas de descarbonização da empresa.
Os novos ativos têm capacidade para transportar até quatro milhões de toneladas de grãos e açúcar, provenientes da região Centro-Oeste, onde a COFCO possui armazéns e indústrias, e do interior de São Paulo, onde a companhia opera quatro usinas de açúcar. Os produtos serão destinados ao Terminal Export COFCO (TEC), localizado no STS-11, no Porto de Santos. O transporte ferroviário, em comparação ao rodoviário, pode reduzir em cerca de 80% as emissões de CO2 para o mesmo volume transportado.
De acordo com o diretor de logística para a divisão de Grãos e Oleaginosas da COFCO International no Brasil, Fabrício Degani, o investimento em vagões e locomotivas faz parte do plano de expansão da empresa após vencerem o leilão de arrendamento do STS-11, área do Porto de Santos, que recebeu mais de R$ 1 bilhão de reais de investimento para ampliar a capacidade de exportação.
“Vamos ampliar em três vezes nossa capacidade e isso traz desafios logísticos. Portanto, optamos por este investimento em ativos ferroviários que possibilitará nosso crescimento de forma sustentável, reforçando nosso compromisso de investir no agronegócio brasileiro e figurando entre os maiores players do setor”, explicou Degani. De acordo com o executivo, a estratégia também está alinhada com as metas de redução de emissões aprovadas pelo Science Based Targets initiative (SBTi).
Segundo o vice-presidente Comercial da Rumo, Eudis Furtado, a parceria fortalece a relação entre as empresas e permite a ampliação da participação no Porto de Santos. “[...] Agora, a partir desse inédito contrato no transporte de grãos e açúcar, juntas, conseguiremos expandir a nossa participação dentro do porto de Santos, que é o mais importante do país. Além disso, estamos contribuindo para otimizar a logística nacional e diminuir o custo Brasil”, disse.
Além disso, a Rumo vem investindo em projetos como a ferrovia Norte-Sul, as obras da Malha Paulista e a expansão do terminal no Porto de Santos, com o objetivo de aumentar a eficiência logística e reduzir custos no Brasil.