Columbia completa 70 anos e comemora faturamento recorde de R$ 2,2 bilhões
Publicado em 16/04/2012
O Grupo Columbia comemora 70 anos em 2012 com crescimento e recorde no faturamento. Em 2011, após mudança de sede, venda de parte de suas empresas e consolidação dos negócios de trading, o Grupo atingiu o valor de R$ 2,2 bilhões em faturamento, superando as expectativas e registrando um crescimento de mais de 35% em relação ao ano anterior.
Para o presidente da empresa, Nivaldo Tuba, o sucesso das operações resulta dos anos de experiência e trabalho. “Esses 70 anos de atividade são motivo de muito orgulho, felicidade e também de motivação para seguir em frente nesta trajetória de desenvolvimento e sucesso. Eles significam perpetuidade empresarial, significam dedicação e, acima de tudo, credibilidade do mercado e lealdade dos colaboradores”, afirma Tuba.
As comemorações dos 70 anos de atividades coincidem com um excelente momento vivido pela empresa. Além do faturamento recorde, fortemente impulsionado pelos negócios de trading, em especial na comercialização de metais ferrosos e não ferrosos, o Grupo Columbia continua desenvolvendo novos negócios, com o objetivo de diversificar ainda mais sua gama de serviços prestados.
Em 2011, novos mercados passaram a integrar a lista dos setores atendidos pela empresa. As operações com lingotes de alumínio, açúcar, aeronaves e peças de reposição para o setor aeronáutico são apenas alguns dos exemplos. Para este ano, o desafio é consolidar a atuação nesses e em outros mercados e ampliar os investimentos, superando os R$ 7 milhões investidos no ano anterior em infraestrutura física de logística, movimentação de materiais e áreas de reflorestamento na Bahia, adquiridas pela Energia Florestal (empresa coligada ao Grupo que realiza o plantio de eucalipto para fornecer energia limpa à indústria).
Este ano, um novo Centro de Distribuição em Vitória, Espírito Santo, foi inaugurado e já está em operação. Localizada em um condomínio logístico, com possibilidade de atingir até 6.000 m², a unidade destina-se às operações regionais de trading e também disponibiliza serviços de logística integrada ao mercado local. O CD chega para integrar uma estrutura própria da empresa, que atualmente conta com unidades localizadas ao longo do eixo Atlântico, de Santa Catarina a Pernambuco, passando por Paraná, São Paulo, Espírito Santo e Bahia. Além dessas, o Grupo utiliza-se também de parcerias societárias e estruturais que o habilitam para atender às necessidades do mercado.
Segundo Nivaldo Tuba, o desafio do Grupo Columbia a partir de agora consiste em manter e evoluir os atuais negócios, com previsão de manter o patamar de R$ 2 bilhões de faturamento. “Após 70 anos, temos novas missões que visam voltar efetivamente ao mercado de logística geral e aduaneira nos grandes centros de consumo e iniciar no Grupo uma nova fase, diversificando-o do mercado exclusivo de prestação de serviços e comercialização de commodities e bens diversos”, ele diz. “Para isso, iniciamos 2012 com grandes desafios, nossos atuais negócios estão tendo investimentos, seja na área estrutural, seja na área sistêmica, seja no desenvolvimento de nossa gente”, completa.