LogTalk LogTalk

Com alta demanda de fretes, auditoria ajuda empresas a reduzirem erros de cálculo

Publicado em 03/06/2022

Processo auxilia embarcadores na identificação de falhas de cobranças por parte das transportadoras, checando fatores como duplicidades e o cumprimento das tabelas e regras

Por Christian Presa, com informações de Assessoria de Imprensa


Foto: Pixabay

A oferta de fretes de cargas está em alta no Brasil: de acordo com a 6ª edição do “Relatório FreteBras – O Transporte Rodoviário de Cargas”, houve um crescimento de 37,6% em relação a 2020 Apesar de positivo, o cenário explicita a importância de reduzir erros que podem prejudicar a lucratividade das vendas. É nesse contexto em que que a auditoria de fretes é uma possibilidade para auxiliar as empresas na identificação de falhas de cobranças por parte das transportadoras.

A tarefa tem ponto de atenção especificamente nos pagamentos. Por meio dessa estratégia, é possível checar duplicidades, a coerência entre o acordo e o serviço realizado, o cumprimento das tabelas e regras, o impedimento de cobranças erradas e o controle do andamento de todo o trabalho.

Segundo o diretor de Vendas e Marketing da startup Everlog, Alexandre Gonçalves Sousa, outra vantagem é o impedimento do pagamento indevido de tributos, bem como a perda de prazos que podem reduzir o nível de compliance fiscal. O executivo também destaca que a solução auxilia na qualidade das operações.

“Com ela, o gestor passa a ter um controle sobre quais empresas têm melhor avaliação, elevando o nível de toda a sua cadeia logística”, explica Sousa.

A Aeroflex, empresa de aerossóis, implementou a auditoria de fretes nas operações. De acordo com Hessler Rossler, representante da área de Logística da companhia, a previsibilidade da conta de frete garantiu à empresa o acesso a informações integradas para o fluxo de caixa. Como principal benefício, Rossler destaca a digitalização do processo, que reduz o tempo perdido na função e assegura a segurança dos valores pagos.