Assinatura Premium Assinatura Premium

Com foco na tecnologia para logística, KMM anuncia aquisição da GridNet

Publicado em 03/12/2021

De acordo com a empresa, que já atende as demandas do mercado agro e bens de consumo, objetivo é agregar operações de mineração, offshore e portos; essa é a segunda aquisição da KMM no semestre


Foto: Divulgação

A KMM, empresa de soluções tecnológicas para o setor de logística, anunciou a aquisição da GridNet, empresa mineira com experiência no desenvolvimento de software para o segmento logístico. Com o movimento, a expectativa é que a KMM, que já atende as demandas do mercado agro e bens de consumo, agregue também as operações de mineração, offshore e portos.

De acordo com a KMM, a aquisição está alinhada à estratégia da empresa de expandir a atuação no segmento.

“O aquecimento do agronegócio e das operações de varejo estão movimentando muito a logística brasileira, e percebemos que tem sido cada vez maior a demanda de operadores logísticos e transportadores por soluções relacionadas à armazenagem e offshore, e que são hoje oferecidas pela GridNet. Teremos um cardápio ainda maior e integrado de soluções que vão gerar ainda mais valor para os nossos clientes.” – Leopoldo Suarez, COO da KMM.

Dentre as soluções que vão ser somadas ao portfólio da KMM estão OpenWMS, para gestão de armazéns de diversas naturezas, o OpenGTP, para gestão de terminais portuários, e o OpenGTM, para gestão de terminais multimodais. Ainda serão adicionados à carteira de clientes da KMM grandes empresas de operações logísticas como VLi, BPort e Onno.

Em agosto, a KMM já tinha adquirido a Otimizy, empresa especializada no desenvolvimento de softwares de automatização de processos. Nos últimos dois anos, também foram criadas duas outras empresas com serviços direcionados à área de logística: a QualP, aplicativo de roteirização, cálculo de rotas e custos de viagem, voltado para facilitar o cálculo de múltiplas viagens e frotas, e a Trizy, plataforma digital de serviços para o mercado de transporte de cargas e relacionamento entre embarcadores, frotistas e caminhoneiros. Esta última, inclusive, atualmente é investida pela Cosan, uma das maiores holdings do país.

A previsão é que a KMM encerre o ano de 2021 reportando crescimento de 60%, com volume de aproximadamente R$ 21 bilhões movimentados e um faturamento total de R$ 35 milhões. Só no setor rodoviário, foram 16,5 bilhões de reais transacionados, o que corresponde a aproximadamente 10% do share do mercado total do Brasil. Com a ampliação do porfólio, a expectativa é que a KMM cresça 35%, de forma orgânica, em 2022.