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Com uso de dados, Expresso Nepomuceno pode reduzir em 22% as distâncias percorridas

Publicado em 11/10/2022

Empresa firmou parceria com a Lumini IT Solutions, que avaliou dados de todos os roteiros realizados em 2020 e iniciou a construção de um algoritmo para otimização de rotas e melhorias

Por Redação


Foto: Divulgação

A Expresso Nepomuceno contratou os serviços da Lumini IT Solutions para iniciar um projeto de Engenharia de Dados. O objetivo da parceria foi otimizar a logística de entrega de tintas e, por meio do projeto, foi identificada a possibilidade de reduzir em até 22,9% as distâncias percorridas no estado de Minas Gerais.

Inicialmente, o desafio da empresa de TI foi avaliar o conjunto de dados de todos os roteiros realizados em 2020. A proposta foi construir um algoritmo para otimizar rotas e oferecer sugestões de melhorias com base em estatísticas.

De acordo com Lucas Moreira, supervisor de Estratégia e Inovação da Expresso Nepomuceno, a principal dificuldade era roteirizar as entregas de forma a ser possível entregar no prazo com a maior saturação de carga do veículo, percorrendo a menor quilometragem e reduzindo os custos variáveis operacionais.

Atualmente, a Expresso Nepomuceno tem cerca de 65 filiais e bases operacionais e mais de 7.780 equipamentos e veículos. Com sede em Lavras (MG), a empresa tem operações do segmento químico, com três centros de distribuição no estado.

COMBINAÇÃO DE ROTAS

A Lumini IT Solutions iniciou o projeto realizando uma leitura de todos os dados e informações com relação às rotas de entregas de tintas no ano de 2020. “Dividimos o projeto em três etapas: primeiro, fizemos o tratamento e limpeza dos dados, depois a análise exploratória das informações e, por último, a geração de modelos de propensão”, explicou Jeferson Formicola, diretor de Tecnologia da Lumini.

Segundo o executivo, a primeira etapa do projeto foi caracterizada pela variável “Rota” como identificador. Para isso, foram analisadas as cidades com as maiores quantidades de entregas.

“Observamos as atividades por centro de distribuição, entendendo que um deles era o responsável por mais de 50% das entregas realizadas. Havia um segundo com menos de 15% de entregas, e um último atendendo um raio maior que os demais”, destacou, ressaltando que o fator que aumenta a densidade de entregas é certas regiões é o atendimento a cidades vizinhas.

A solução adotada foi pautada na relação entre cidades com base nos roteiros realizados. Jeferson detalhou que o conceito de “importância” foi embasado em uma estatística descritiva: a frequência relativa – ou seja, quantas vezes uma combinação de cidades ocorreu em um determinado período.

Para definir a importância, foi preciso encontrar uma frequência mínima – baseada em um percentual das entregas – que uma combinação entre cidades ocorreu. “Realizamos testes com três valores possíveis como frequência mínima [1%, 0.5% e 0.1%]. Para cada teste realizado, a quantidade de cidades e a frequência nessas combinações serão observadas. A média amostral com um intervalo de confiança de 95% foi usada para descrever esses dados”, disse o executivo.

A análise de resultados mostrou que, para frequência mínima igual a 1%, a maioria das combinações obtidas possuem apenas uma cidade com uma frequência em torno de 1,75%. Para frequência mínima igual a 0,5%, a quantidade de combinações com mais de uma cidade foi maior, e a média de frequência para as combinações baixou para aproximadamente 1%. Já para frequência mínima igual a 0,1%, a incerteza ao redor das médias estimadas diminuiu.

A quantidade média de cidades por combinação é igual a 4,5, e a frequência está abaixo de 0,25%. “Com base nas análises acima, a melhor frequência mínima para se considerar uma combinação ou cidade como ‘importante’ seria 0,5%”, detalhou Jeferson.

Baseando-se nas correlações encontradas entre cidades, pôde-se verificar se as cidades consideradas importantes estão sendo atendidas pelos melhores centros de distribuição.

AVALIAÇÃO DOS ROTEIROS DE ROTAS

Com os roteiros relevantes filtrados, a próxima etapa foi avaliá-los. Para fazer isso, ordenou-se as cidades de um roteiro de tal forma que a distância percorrida fosse a menor possível. Esse tipo de problema (ajuste de roteiros) é abordado em um campo chamado VRP (Problemas de roteirização de veículos).

“É uma classe de problemas que envolve encontrar um formato ideal de rotas que serão trafegadas por uma frota de veículos para servir um conjunto de clientes”, destacou o executivo da Lumini. “Dentre as características encontradas nesse conjunto de problemas podemos listar a atribuição de uma rota mais curta a um veículo de tal forma que a quantidade de entregas (unidades) satisfaçam as suas limitações de capacidade e o fato de encontrar um conjunto de rotas com menor custo de viagem total e maior satisfação do cliente, chegando ao local no tempo correto.”

Para a criação desses roteiros otimizados, foram adotadas as seguintes premissas: o caminhão não pode passar duas vezes pela mesma cidade no percurso e precisa realizar as entregas e voltar ao ponto de partida. Assim, a Lumini calculou a distância total percorrida e o ponto de partida ideal, considerando os centros de distribuição disponíveis. A distância total percorrida foi usada para comparar os roteiros atuais com os roteiros otimizados.

“Foram encontrados mais de 200 roteiros onde uma origem diferente produziria uma redução na distância total do percurso. Redistribuímos as cidades com base no centro de distribuição recomendado, usaremos a moda do centro de distribuição recomendado para cada cidade nos roteiros analisados.” – Jeferson Formicola, diretor de Tecnologia da Lumini.

Como resultado, se substituir os trajetos atuais pelos roteiros otimizados, a Expresso Nepomuceno pode reduzir em até 22,9% a distância total percorrida, graças ao realinhamento de cerca de 70% dos roteiros.

“Ficamos felizes em ajudar a empresa a entender como as entregas estavam distribuídas nas cidades atendidas e em ajudá-la a definir um conceito de ‘importância’, para filtrar os roteiros/cidades que possuem maior relevância.

“Com esse projeto, pudemos encontrar correlações entre cidades e mensurar a força dessa correlação com base nos roteiros, recomendando o melhor centro de distribuição para atender uma cidade com base nas correlações e melhores rotas.” – Jeferson Formicola, diretor de Tecnologia da Lumini.

Lucas Moreira, da Expresso Nepomuceno, ressaltou que o apoio da Lumini nesse projeto foi fundamental para apoiar no entendimento dos dados e também, dos questionamentos.

“Foi uma participação ativa e os questionamentos levantados durante o projeto nos provocaram a analisar melhor nossa base de dados e as informações geradas a partir dela. O principal benefício gerado foi a validação de quais cidades poderiam ser atendidas por centros de distribuição diferentes dos atuais e assim melhorar a nossa logística.” – Lucas Moreira, da Expresso Nepomuceno.