Assinatura Premium Assinatura Premium

Como a Moby está transformando a logística brasileira por meio das torres de controle

Publicado em 19/07/2022

Especializada em implementação e operação de torres de controle, a empresa vem reduzindo custos de até 25% na conta frete das empresas e garantindo agilidade nos ciclos de pedido e entrega

Por Redação


Foto: Divulgação

Desde 2017, a Moby Consulting vem trazendo ao mercado um conceito inovador e disruptivo de torres de controle. A empresa é responsável pela implementação das torres de controle mais emblemáticas do Brasil e está presente nos segmentos do agronegócio, cervejeiro, combustíveis, bens de consumo, florestal, de logística rodoviária e varejo online.

De acordo com Achiles Rodrigues, diretor Comercial e de Marketing da empresa, depois de dezenas de torres implementadas, a Moby desenvolveu uma metodologia própria que vem mudando a forma de fazer logística no Brasil. A metodologia Moby consiste em integrar todo o ecossistema tecnológico (sistemas e infra) do negócio inserindo a empresa de vez no ambiente 4.0.

Aliando tecnologia de vanguarda com processos consistentes e – principalmente – capacitação das pessoas, a Moby apoia clientes a colocarem online todos os dados relevantes em uma só tela e ao alcance de poucos cliques.

A partir daí, em tempo real, a torre se torna responsável por suportar tomadas de decisão, possibilitando um monitoramento ativo sobre os tempos e movimentos envolvidos em diversas etapas da operação, maximizando os ativos e reduzindo custos em tempos ociosos e/ou improdutivos.

Além da atuação em tempo real na correção dos desvios, a metodologia Moby traz ferramentas importantes, como a criação de benchmark interno, KPIs estratégicos, gestão à vista e melhoria contínua dos processos, fundamentados em metodologia ágil e Lean Six Sigma.

COMO A MOBY AJUDA NA CONQUISTA DOS RESULTADOS?


Foto: Divulgação

Com dois braços de negócio, a Moby Consulting implementa torres de controle em três vertentes:

  1. Torre InHouse: implementada na casa do cliente com transferência do know-how Moby;
  2. BPO (Business Process Outsourcing) puro: torre de controle dedicada ao cliente, nas instalações da Moby em Campinas (hoje, torre de controle referência no Brasil) com todo o know-how e expertise já citados, em favor da operação do cliente;
  3. BPO híbrido: torre de controle como outsourcing na casa do cliente, além de infraestrutura do cliente com a torre operada pelo time Moby. Significa dizer que a Moby faz alocação da equipe e também da metodologia e know-how.

Ao entregar maior eficiência e produtividade dos processos e equipamentos, seja em fases inbound ou outbound da cadeira, a empresa consegue aumentar a lucratividade e reduzir os custos operacionais em qualquer um dos três modelos.

Os benefícios proporcionados pela torre são:

  • Automação;
  • Visibilidade em tempo real (gestão à vista);
  • Rastreabilidade e Monitoramento;
  • Escalonamento de Gargalos Operacionais;
  • Padronização de Tratativas;
  • Redução Tempo Ocioso;
  • Atuação em Paradas Não Programadas;
  • Compartilhamento de metas;
  • Programação;
  • Padronização operacional;
  • Adoção de métricas (KPI / SLA);
  • Excelência na execução.

Como maior benefício destacado pela equipe está o aumento de performance dos equipamentos e redução de custos diretos da logística.

Em conjunto, todas essas ações proporcionam retornos diretos na conta frete em até 25%. Isso, sem mencionar os ganhos em reputação, qualidade, market share e segurança das informações, de pessoas e produtos.

Achiles ainda garante que diferente de outras empresas de mercado a Moby vem crescendo exponencialmente por não ser uma empresa de Power point, mas, por ser uma empresa mão na massa.

”Nós não falamos de teorias que só funcionam no campo das ideias ou em ambientes controlados. A Moby leva o cliente para conhecer o dia a dia de torres de controle que são referências no mercado e que monitoram ativamente milhares e milhares de ativos todos os dias do ano. E então, depois de um diagnóstico sobre os pilares de tecnologia, processos e pessoas, e, um business case bem estruturado, a Moby constrói junto com cada cliente a melhor solução em torre de controle para atender seu negócio e suas particularidade de logística e segurança.” – Achiles Rodrigues, diretor Comercial e de Marketing da Moby Consulting.