Assinatura Premium Assinatura Premium

Conquista Operador Logístico aumenta em 50% a eficiência logística das operações

Publicado em 22/04/2015

Aplicação da solução da HBSIS fez parte de um conjunto de estratégias que a empresa baiana adotou no último ano. Entre as vantagens do sistema, estão a redução de devoluções e o controle, em tempo real, da frota própria

Com atuação no Sudoeste da Bahia e foco em pequenos e médios mercados da região, a Conquista Operador Logístico é uma empresa que tem, em sua carteira de clientes, distribuidoras de marcas como Unilever e Rayovac. Um dos principais desafios da companhia, em relação à sua logística, era a necessidade de redução de custos e controle efetivo de sua frota. Para isso, adotou, no último ano, a solução da HBSIS, HB.MDM. Por meio de uma única interface, o sistema promove gerenciamento das entregas em tempo real e mantém em comunicação caminhão e central, além de fornecer dados de rota, paradas não programadas e devoluções.

O diretor da Conquista, Rafael Andrade, explica que conheceu a solução em 2013, em um evento da Associação dos Atacadistas e Distribuidores da Bahia (ASDAB). “Nessa ocasião, também conversamos com os gestores da Codical Atacadista, que já utilizavam o HB.MDM. Atualmente, o sistema já roda em toda a nossa frota própria.”

Andrade comenta que a decisão de usar a ferramenta complementou uma série de medidas e melhorias de gestão, que foi responsável por um crescimento de 50% na eficiência das entregas. “Com a solução da HBSIS, conseguimos reduzir o tempo do caminhão em rota, além de, agora, podermos acompanhar, em tempo real, a localização dos veículos.”

Novos passos para a aplicação da tecnologia
Para 2015, o diretor acrescenta que o objetivo da Conquista é introduzir o uso do HB.MDM nos veículos terceirizados. “Já está em nossa pauta e, em breve, toda a frota deve contar com a solução.”

O coordenador do produto, Gilson Crispim, destaca que, na frota própria da companhia baiana, o HB.MDM é integrado a uma solução de rastreamento e essa será a única diferença em relação à frota terceirizada. “Enquanto nos veículos próprios, o HB.MDM atua juntamente com o rastreador, que auxilia, também, na redução de custos e otimização da gestão, nos terceirizados, a solução atuará de forma independente.”