LogFut 24 - Banner Home LogFut 24 - Banner Home

Crescimento de dois dígitos da SAP em nuvem no Brasil é impulsionado pelo agronegócio 

Publicado em 02/08/2024

O Brasil foi apontado como um dos países com crescimento mais acelerado no faturamento de ofertas de nuvem, junto com Canadá, Alemanha, Índia, Japão e Coréia do Sul 

Por Redação 

Crescimento de dois dígitos da SAP em nuvem no Brasil é impulsionado pelo agronegócio 
Mercado no Brasil continua avançando na digitalização dos negócios (Foto: Shutterstock)

No último trimestre, a SAP manteve o ritmo de crescimento das receitas, na casa de dois dígitos, para a venda de produtos em nuvem no Brasil. Segundo a empresa, o crescimento na demanda por gestão inteligente de dados empresariais também foi reforçado pela busca de soluções que aceleram a inovação nas organizações e mensuram resultados por meio de métricas como tomadas de decisão mais assertivas, redução de tempo e custo. 

Em comunicado, a companhia afirmou que as grandes indústrias como o agronegócio, varejo, serviços, energia e tecnologia foram as que mais realizaram migrações para a nuvem no segundo trimestre, a fim de continuar a inovação tecnológica dos negócios.  

A empresa ressaltou o forte crescimento de adoção de soluções de logística inteligente (Digital Supply Chain) que apoiam as empresas agregando serviço de ponta a ponta, desde a saída de centro de distribuição até a entrega de produtos na casa do consumidor final. 

Na avaliação da presidente da SAP Brasil, Adriana Aroulho, o mercado no Brasil continua avançando na digitalização dos negócios, em especial nos setores da economia que mais geram riqueza para o país. “A SAP tem sido a grande parceira das empresas nacionais nessa jornada, graças ao portfólio desenhado para qualquer tipo de empresa, de todos os tamanhos. Com a Inteligência Artificial embarcada, nossos clientes sabem que adicionamos toda a inovação disponível em prol dos negócios", afirmou. 

INOVAÇÃO COM RISE WITH SAP E GROW WITH SAP 

A trilha da inovação começa pela Fiagril, produtora brasileira de grãos, ativos agrícolas e biodiesel, que migrou seu sistema ERP para a nuvem usando RISE with SAP, impulsionada pelo desejo de digitalização. De acordo com a companhia, um dos principais benefícios foi a velocidade. Concluído em menos de oito meses, a Fiagril conseguiu agilizar processos críticos de negócios. A plataforma baseada em nuvem tornou as tomadas de decisões mais rápidas. 

A São Martinho, produtora de açúcar e energia, possui 24 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e 500 mil toneladas de capacidade de moagem de milho. Para otimizar custos, segurança e gestão de infraestrutura, a empresa migrou para RISE with SAP. De acordo com a empresa, o movimento estratégico permite que a São Martinho aproveite ferramentas de IA, Machine Learning e automação robótica de processos (RPA), desbloqueando novas eficiências operacionais.  

A Aço Cearense fez a migração para o RISE with SAP para iniciar a transformação digital. Com 16 mil clientes em todo o país, o grupo acelerou o crescimento e viu no SAP S/4HANA a oportunidade para atualizar a plataforma e aplicar o uso de Inteligência Artificial nos processos internos.  

A Iochpe-Maxion adotou o SAP S/4HANA para uma mudança estratégica para a nuvem. Ao escolher o RISE with SAP, a empresa capacita a rede de 33 fábricas e mais de 18 mil funcionários em 14 países com um sistema ERP. Segundo a companhia, a base simplifica a expansão para novas instalações e estimula a inovação por meio de soluções como o SAP Nota Fiscal Eletrônica (e-Invoicing) e SAP Integration Suite, e agiliza os processos de aquisição com SAP Ariba.  

Segundo a companhia, a Alpargatas deu um passo significativo em direção à excelência operacional na Europa com RISE with SAP e SAP Customer Activity Repository. Esta mudança estratégica substitui o sistema anterior, SAP Business One, em cada país europeu por uma solução unificada baseada na nuvem. Esta transformação capacitou o centro de distribuição europeu da Alpargatas com visibilidade de dados em tempo real e processos simplificados, garantindo uma gestão de estoque e atendimento em todo o continente. 

A Unidas escolheu o RISE with SAP como sua nova solução empresarial. A decisão aconteceu por conta da fusão do grupo com a Ouro Verde para unificar as operações em uma só plataforma. A Unidas destaca a solução como uma cobertura tecnológica abrangente, alinhado com a estratégia de TI de longo prazo da Brookfield (empresa que controla o grupo) com tempo de obtenção de valor mais rápido, gerenciamento simplificado e escalabilidade para apoiar seu crescimento. 

INTEGRAÇÃO E PLANEJAMENTO  

A Gerdau passou a utilizar o SAP Integrated Business Planning (IBP) for Demand como parte da transformação na cadeia de suprimentos. Implementado em apenas sete meses, o SAP IBP capacita a empresa com planejamento e detecção de demanda mais precisos, levando a operações otimizadas e níveis de estoque reduzidos. De acordo com a empresa, a adoção foi motivada por sua forte integração com seu sistema SAP ERP e sua capacidade de atender às suas funcionalidades específicas.  

CRESCIMENTO DA SAP NA AMÉRICA LATINA 

A América Latina segue o mesmo ritmo crescendo em dois dígitos pelo 37º período consecutivo nas vendas de soluções em nuvem. Segundo a companhia, o aumento foi impulsionado principalmente pelo portfólio Cloud ERP que inclui as ofertas de nuvem pública GROW with SAP e de nuvem privada, RISE with SAP.  

BRASIL É DESTAQUE 

Globalmente, a receita de nuvem aumentou em 25% em comparação com o trimestre anterior, sustentada pelo crescimento de 33% da receita do Cloud ERP Suite em moedas constantes. Já a receita total aumentou 10% e o lucro bruto cresceu 29%. O Brasil foi apontado como um dos países com crescimento mais acelerado no faturamento de ofertas de nuvem, junto com Canadá, Alemanha, Índia, Japão e Coréia do Sul. 

“Nosso crescimento na nuvem permaneceu forte no segundo trimestre com a Business AI possibilitando muitos negócios. Continuamos a transformação com grande disciplina, levando a um aumento na ambição de lucro operacional para 2025. Ao mesmo tempo, continuamos a investir na nossa transformação para sermos líderes em Business AI. Dado o nosso progresso e forte pipeline, estamos confiantes em alcançar um crescimento acelerado da receita até 2027”, disse o CEO da SAP, Christian Klein.