LogTalk LogTalk

Cross-docking: o desafio para produtos que necessitam de controle de temperatura

Publicado em 06/03/2015

Grupo Polar oferece soluções que diminuem o impacto da temperatura externa e garantem a qualidade e a segurança do produto

cross-docking é um sistema moderno de distribuição, no qual a mercadoria recebida é redirecionada imediatamente, sem precisar ser estocada. Por essa razão, é o momento crucial para o transporte de produtos que necessitam de controle de temperatura, como medicamentos, cosméticos, perecíveis, vinhos etc.

A farmacêutica e especialista em Cadeia Fria do Valida Laboratório de Ensaios Térmicos do Grupo Polar, Liana Montemor, explica que qualquer procedimento inadequado nesse processo implica risco para a saúde da população e prejuízo para a indústria. “Preservar os padrões sanitários, a qualidade e as condições ideais de temperatura estabelecidas pelo fabricante é fundamental, independentemente, da categoria do produto. Veja o caso de perecíveis, mariscos e peixes, apenas 2º C acima da temperatura ideal podem ocasionar sérios riscos à saúde. O mesmo ocorre com a insulina, que se congelar ou ficar exposta a altas temperaturas, pode apresentar mudanças em suas características ou, até mesmo, perda da eficácia do medicamento.”

Conheça algumas soluções que ajudam a garantir a temperatura ideal e a qualidade dos produtos, durante todo o processo logístico:

- Manta pallet DuPont™ Tyvek®: Diminui o risco de perda de produtos sensíveis à temperatura e reduz as mudanças bruscas de temperatura, durante o transporte, além de fornecer proteção contra chuva, contaminação do ar (poeira, pólen, excremento de pássaros etc) e radiação solar, o que preserva as características do produto.

- Hemo Safe: Caixa térmica inteligente destinada ao transporte de hemoderivados, podendo ser customizada de acordo com a carga e a necessidades do cliente. Possui um sistema de monitoramento de temperatura e de abertura integrado.

Fonte: NTC&Logística