LogTalk LogTalk

Danone anuncia adoção de caminhões elétricos na frota logística

Publicado em 15/02/2022

Veículos atenderão o centro de distribuição de Guarulhos e Jundiaí; segundo a companhia, ação faz parte do compromisso da Danone de reduzir emissões de carbono na atmosfera

Por Redação


Foto: Divulgação

Com o objetivo de neutralizar emissões de carbono e combater as mudanças climáticas, a Danone Brasil anunciou a adoção de caminhões elétricos em sua frota logística. A iniciativa será aplicada ao centro de distribuição de Guarulhos (refrigerados) e Jundiaí (líquidos), para atender a região metropolitana da capital paulista. Esta é a primeira vez que veículos elétricos são incorporados à frota da companhia.

Além do impacto ambiental, o transporte em caminhões elétricos traz benefícios como a economia por quilômetro rodado – quase três vezes menor em comparação com um veículo à combustão – e a redução de ruídos, que possibilita a realização de entregas noturnas. Porém, ainda é preciso avaliar outros aspectos de desempenho, para garantir a autonomia das frotas, como o tempo de manutenção dos automóveis e a durabilidade das baterias.

Segundo o diretor de Supply Chain da Danone, Maurício Rios, o cuidado com a saúde do planeta está no DNA da companhia.

“Estamos muito felizes em avançarmos em mais uma frente de descarbonização de nossa cadeia, agregando mais inovação, tecnologia e eficiência ao nosso trabalho e, consequentemente, mais satisfação aos nossos parceiros e consumidores.” – Maurício Rios, diretor de Supply Chain da Danone.

Segundo o executivo, a empresa optou por investir em um projeto piloto para avaliar a performance dos caminhões. “Até o final do semestre, teremos dados conclusivos sobre a eficiência dos veículos e, então, poderemos definir uma estratégia mais ampla e certeira para todo o Brasil”, reforça.

COMPROMISSO CLIMÁTICO

Com a certificação B CORP, concedida pelo Movimento Global de Empresas B, a Danone é primeira grande companhia de alimentos e bebidas no Brasil a comprovar que opera de forma construtiva para um sistema econômico mais equitativo, regenerativo e inclusivo para as pessoas e para o planeta.

Segundo a empresa, o compromisso é de alcançar zero emissões em toda a cadeia de valor até 2050. Além disso, a Danone estabeleceu metas de redução para 2030, que foram aprovadas pela iniciativa Science Based Targets, por estarem em linha com o que é necessário para limitar o aquecimento global a 2°C.

Por fim, a companhia investirá 2 bilhões de euros nos próximos três anos para combater o problema.

 

Artigo(s) publicado(s) na revista e relacionado(s)


 

As soluções logísticas para as novas demandas do varejo
Em tempos de alta, um setor mais sustentável, omnichannel e em tempo real