Multilog Multilog

DHL e Gooxxy firmam parceria para recolocar produtos secos e combater desperdício 

Publicado em 08/07/2024

DHL realiza a logística interna, fulfillment dos pedidos fracionados e transporte dos produtos; além da redução do desperdício, operação utiliza propulsão elétrica em veículo na malha 

Por Redação 

DHL Supply Chain e Gooxxy firmam parceria para recolocar produtos secos e combater desperdício 
DHL Supply Chain anunciou uma parceria de logística com a Gooxxy (Foto: Divulgação)

A DHL Supply Chain anunciou uma parceria de logística com a Gooxxy para a logística de recolocação dos produtos secos (não perecíveis). Com uma tecnologia base em Inteligência Artificial, a Gooxxy analisa e busca o melhor cliente comprador dos itens que precisam ser recolocados no mercado, por meio da integração de informações sobre o estoque disponível.  

Em 2023, a companhia gerou com a recolocação mais de R$ 1 bilhão de receita no mercado, por meio de mais de 5,3 mil toneladas de produtos que não foram descartados e esse total equivale a 5,7 milhões de refeições. O processo também evitou o uso de mais de 7,6 milhões de metros cúbicos de água no descarte e a emissão de 3,7 toneladas de CO2 na atmosfera. 

A DHL Supply Chain é responsável pela coleta na indústria e recepção dos lotes, armazenagem temporária, expedição dos produtos em pedidos menores e o transporte rodoviário no estado de São Paulo (last mile até o revendedor). A operação utiliza um fullfilment center da DHL em Jandira e tem o plano de expansão regional ainda em 2024 na América Latina. 

“Este projeto tem um forte caráter sustentável ao dar vida nova a itens que em muitos casos seriam descartados. E a logística, justamente, fecha este ciclo conectando de forma eficiente e ágil as partes”, explicou a gerente de Desenvolvimento de Negócios da DHL Supply Chain, Giovanna Maurício. “Além disso, a recolocação de produtos no mercado se conecta com a tendência de crescimento do recommerce globalmente e também na América Latina. A busca por alternativas de canais de vendas secundários para indústrias e varejistas traz um impacto significativo na redução do desperdício e no acesso aos produtos pela população.” 

EXPANSÃO INTERNACIONAL E SUSTENTABILIDADE 

A DHL vai ser parceira da Gooxxy na sua expansão internacional. “A Gooxxy é a nossa mais nova Rising Star na América Latina, e juntos também vamos realizar o processo de recolocação dos produtos no México, Chile e demais países na região”, comentou o diretor de Desenvolvimento de Contas Rising Stars na DHL Supply Chain, Leonardo Ottoni,  

O fundador e CEO da Gooxxy, Vinícius Alves, destacou que a parceria com a DHL Suply Chain consolida a estratégia da companhia em ter mais agilidade na logística dos produtos recolocados, por causa da concentração da operação em um único centro logístico, que garante controles sistêmicos de estocagem e movimentação em tempo real (end-to-end). 

Para tornar a operação ainda mais sustentável, a DHL Supply Chain está utilizando um veículo elétrico para entregas na Grande São Paulo. Ele é conduzido por uma motorista mulher, parte do projeto “Mulheres na Estrada”, que visa promover maior diversidade na área de transportes. 

Nesta primeira fase, a DHL Supply Chain deve movimentar mais de 1,8 mil toneladas de produtos secos por mês, mas os parceiros planejam expandir esse trabalho para todo o Brasil e internacionalmente, aproveitando a rede de filiais e hubs da DHL.