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Diogo Inoue assume cargo de CEO da Conecta Cargo

Com carreira em empresas como Jadlog e FedEx, executivo destacou a meta de impulsionar a cultura de alta performance em um ambiente seguro, colaborativo e inovador

Publicado em 08/01/2025 — por Christian Presa
Diogo Inoue assume cargo de CEO da Conecta Cargo
Diogo Inoue, novo CEO da Conecta Cargo (Foto: Divulgação)

O executivo Diogo Inoue assumiu o cargo de CEO da Conecta Cargo, empresa especializada em logística reversa de produtos pesados. Com mais de 16 anos de experiência, ele passou por companhias como Jadlog, FedEx, Cielo e Kangu. Inoue chega à cadeira de CEO após ter sido contratado como vice-presidente executivo, em agosto de 2024.

Para a MundoLogística, o executivo destacou que sua meta na nova posição será impulsionar a cultura de alta performance em um ambiente seguro, colaborativo e inovador. “Acredito que uma liderança voltada para o desenvolvimento de equipes, o respeito mútuo e a excelência permitirão à Conecta Cargo alcançar resultados extraordinários.”

A Conecta Cargo possui unidades em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Salvador (BA), sendo responsável pela logística reversa de empresas como Magazine Luiza, Casas Bahia, Carrefour, MadeiraMadeira e Samsung. Atualmente, a companhia coleta, em média, 55 mil produtos por mês.

Segundo Inoue, a chegada ao cargo é a concretização de uma jornada de aprendizados, marcada pelo contato com grandes CEOs. “Sei que a responsabilidade é alta, mas o desejo de impactar positivamente a vida das pessoas é igualmente grande.”

O executivo ressaltou que as empresas têm visto, cada vez mais, a logística reversa como parte da jornada de compras. Em 2023, o mercado nacional movimentou cerca de 77 milhões de pedidos em logística reversa — um número que deve saltar mais de 30% em 2025, alcançando os 102 milhões.

“Esse olhar permite sair da situação onde reversa está atrelada somente à reputação para ocupar um espaço de converter mais vendas. […] 92% dos consumidores voltariam a fazer negócios com uma marca se o processo de devolução for fácil. Se o cliente comprou com dois cliques, precisa devolver tão facilmente igual”, enfatizou o executivo.

Um exemplo é a coleta domiciliar, na qual o pedido é coletado diretamente na casa do cliente que solicitou a devolução. Tendência crescente desde a pandemia, a edição de 2024 do “E-Shopper Barometer” apontou que 17% dos consumidores optaram por receber a visita de uma transportadora para a coleta domiciliar.

De acordo com Inoue, um dos aspectos a serem considerados nessa operação é o uso de tecnologia — usada para realizar o agendamento com o consumidor, bem como para a roteirização das coletas. Outros elementos são a contratação de uma empresa especializada para priorizar a qualidade das coletas, o treinamento da equipe para conferência do produto, o fornecimento de embalagens e a disponibilização do rastreio para o cliente.