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Em dois anos, startup Freto movimentou R$ 8 bilhões em fretes

Publicado em 03/11/2021

Alcance da marca vem após a startup receber investimento de R$ 22,5 milhões em rodada seed e anunciar gestão independente da empresa fundadora


Foto: Divulgação

O Freto, plataforma que conecta caminhoneiros a cargas, anunciou neste mês de outubro o alcance à marca de R$ 8 bilhões em fretes movimentados. Os números contemplam as atividades da startup desde a fundação, em março de 2019.

A marca foi alcançada poucos meses após o Freto receber R$ 22,5 milhões de investimento em uma rodada seed liderada pelas famílias Corrêa da Silva e Stumpf, o fundo Edenred Capital Partners e a Quartz Investimentos.

Em 2020, o Freto havia triplicado o faturamento e, segundo a startup, a projeção para este ano é dobrar o valor. Para os próximos meses, estão previstos lançamentos de produtos e serviços complementares que ajudarão os caminhoneiros dentro e fora das estradas.

“Somos uma empresa de tecnologia para a logística, não o contrário”, destaca o CEO do Freto, Thomas Gautier. Ele explica que, por meio da digitalização, é possível democratizar o acesso a cargas antes restritas a poucos agenciadores, bem como promover a lei da oferta e demanda.

“A partir dessas premissas, proporcionamos um índice de fidelização de caminhoneiros superior a 60% se comparado a métodos analógicos de contratação de fretes. Esse diferencial agrega valor e é atrativo também para o próprio embarcador, que consequentemente oferece serviços melhores e mais recorrentes aos seus clientes finais.” – Thomas Gautier.

Atualmente, a plataforma realiza mais de 3,5 mil contratações (matches) para transporte de 150 mil toneladas de carga diariamente, para uma base de 125 mil motoristas e 300 mil veículos cadastrados. Entre os principais clientes institucionais da plataforma estão grandes produtores de grãos, açúcar, siderúrgicas, fabricantes de papel e celulose e cimenteiras.