Assinatura Premium Assinatura Premium

Em parceria com a Health Log, Viveo inicia operação com veículos elétricos e embalagens retornáveis

Publicado em 07/02/2022

Projeto faz parte da estratégia ESG definida pela companhia em 2021, com diversas ações e mais de R$ 65 milhões em investimentos

Por Redação


Foto: Divulgação

A Viveo, que fabrica e distribui materiais e medicamentos em todo o Brasil, realizou as primeiras entregas com os caminhões 100% elétricos adquiridos no final do ano passado, já com as primeiras embalagens retornáveis, para grandes hospitais na cidade de São Paulo. Como referência, um veículo padrão diesel emite 600 gramas CO2 por km na atmosfera. A ação, que tem o objetivo de reduzir em 100% desta emissão, faz parte do plano em ESG definido pela companhia em 2021, com previsão de mais de R$ 65 milhões em investimentos.

A diminuição na produção de resíduos sólidos é uma das apostas da Viveo para essa transformação. A companhia investiu em embalagens retornáveis para a cadeia fria, que transporta medicamentos termolábeis, reduzindo a circulação das tradicionais embalagens de modelo de isopor e elementos refrigerantes, que demoram mais a se decompor e geram maior impacto ao meio ambiente.

O projeto completo dos caminhões e embalagens retornáveis será operado pela Health Log, uma operadora especializada em serviços logísticos e soluções que otimizam a cadeia da saúde, com serviços de gestão compartilhada de estoques por meio do VMI e armazéns gerais, proporcionando uma solução completa aos hospitais, evitando faltas ou perdas de medicamentos e outros materiais. A previsão é que, desta etapa inicial até o final do ano, todas as entregas sejam garantidas com produtos 100% protegidos com o material desenvolvido com tecnologia de Phase Change Material (PCM) garantindo a estabilidade por até 96h, reduzindo custos dos hospitais no tratamento desses resíduos.

Para Lúcio Bueno, diretor superintendente de Distribuição e Logística da Viveo, ter uma frota verde e embalagens retornáveis faz parte do objetivo da companhia como um ecossistema.

“Nossa missão é simplificar a jornada de medicamentos e materiais na cadeia da saúde e apoiar os nossos clientes na redução de custos e ganho de eficiência, considerando os aspectos sociais, ambientais e de governança que fazem parte de nossas prioridades. O sucesso de uma organização está diretamente relacionado ao modo sustentável de todo o ecossistema, e os nossos serviços de distribuição e logística fazem parte disso.” – Lúcio Bueno, diretor superintendente de Distribuição e Logística da Viveo.

Clientes e parceiros da Viveo compartilham da mesma opinião. Segundo José Eduardo Ramos, Superintendente de Supply Chain do Hospital A.C.Camargo Cancer Center, que recebeu as primeiras entregas de forma sustentável na última semana, a ação da Viveo, por meio da Healthlog, está em sinergia com que o hospital espera de um parceiro.

“A questão ambiental é parte integrante da plataforma de sustentabilidade do A.C.Camargo. A redução da emissão de gases de efeito estufa, bem como a utilização de veículos elétricos na realização destas entregas, contribuirão nos nossos resultados a partir deste ano. O setor da saúde possui muitos desafios para atuar nesse tema, mas exemplos de ações como essas com certeza serão utilizadas por outros hospitais, e queremos fazer parte deste movimento de mudança.” – José Eduardo Ramos, superintendente de Supply Chain do Hospital A.C.Camargo Cancer Center.