Inovação é uma das categorias do Prêmio BBM, promovido pela MundoLogística, em parceria com a BBM Logística; 10ª edição irá reconhecer projetos desenvolvidos entre 2022 e 2023 que impactaram o setor
Por Redação
Companhias têm implementado sistemas de gestão de estoque, automação de processos, rastreamento e monitoramento de cargas (Foto: Freepik)
A inovação desempenha um papel fundamental na revolução logística. Ao longo dos anos, várias tecnologias e abordagens inovadoras têm transformado a forma como as empresas gerenciam e executam as operações. Companhias têm buscado implementar sistemas avançados de gestão de estoque, automação de processos, rastreamento e monitoramento de cargas, otimização de rotas e uso de dados analíticos para tomada de decisões estratégicas.
Um estudo realizado pelo Grupo Descartes Systems constatou que 59% das empresas pesquisadas aceleraram o ritmo de investimento e implantação em inovação nos últimos dois anos. Além disso, 65% planejam aumentar gastos com tecnologia nos próximos dois anos. No entanto, 87% indicaram que ainda enfrentam inibidores internos ao Supply Chain e à inovação logística.
Segundo o estudo “Perfil dos Operadores Logísticos do Brasil – 2022”, realizado pela ABOL (Associação Brasileira dos Operadores Logística), em parceria com o Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS), aponta que as tecnologias mais utilizadas pelos Operadores Logísticos hoje são os sistemas de gestão das operações, TMS e WMS, essenciais para a gestão de transporte e armazenagem.
Essas tecnologias também estão no pipeline de investimentos para os próximos dois anos para a maioria dos operadores logísticos. A integração tecnológica com clientes e fornecedores também não fica para trás, 88% dos respondentes já possuem tecnologias com essa finalidade e 78% aumentarão os investimentos nessa frente.
Em 2022, a Tigre e a CSN foram vencedoras do Prêmio BBM na categoria "Inovação". A Tigre apresentou um projeto de desenvolvimento e implementação de uma ferramenta de “Labor Management” e gestão de produtividade para armazéns. A solução utiliza ferramentas de análise de dados e inteligência artificial e, por meio do método de medição de tempo (MTM), a companhia desenvolveu tecnologia flexível e eficiente.
Já a CSN submeteu ao prêmio com um projeto Jetta para implantação de software de simulação de pesagem por eixo. De acordo com a empresa, o objetivo de mitigar risco nas estradas provocado por caminhões com excesso de peso entre eixos, com uso de Inteligência Artificial, Analytics e Machine Learning.
PRÊMIO BBM 2023
Estão abertas as inscrições do Prêmio BBM 2023, o Oscar da logística brasileira, promovido pela MundoLogística, em parceria com a BBM Logística. A 10ª edição do prêmio irá reconhecer projetos desenvolvidos entre 2022 e 2023 que impactaram o setor.
Neste ano, o prêmio traz cinco categorias: “ESG”, “Inovação”, “Melhoria Operacional”, “Startup” e “Tecnologia”. Os projetos podem ser submetidos até o dia 15 de agosto e, após isso, serão avaliados por uma banca formada por grandes nomes do segmento.
Cada categoria terá cinco finalistas, entre os quais dois serão reconhecidos como os projetos vencedores. A solenidade de premiação está marcada para o dia 30 de outubro, em São Paulo.
Para se inscrever, basta acessar o site www.mundologistica.com.br/premiobbm