Segundo o terceiro relatório anual de sustentabilidade em entregas domésticas de 2024 da Descartes, quase 90% das escolhas de entrega sustentável dos consumidores são influenciadas por pressões econômicas. No entanto, modelos de negócios sustentáveis estão se tornando cada vez mais cruciais para o sucesso a longo prazo.
Varejistas e empresas de entrega enfrentam metas regulatórias de emissões líquidas zero, bem como expectativas de stakeholders para reduzir emissões de carbono. Os consumidores, especialmente as gerações mais jovens, estão tomando decisões de compra com base na reputação ambiental das empresas. Então, por que os clientes ainda têm que escolher entre baixo custo e opções sustentáveis?
“Não há mais necessidade de comprometer custo versus sustentabilidade. Uma operação de entrega eficiente minimiza a distância percorrida, economizando combustível, reduzindo emissões e custos, além de oferecer uma experiência de cliente superior. O que é bom para os negócios também é ótimo para o meio ambiente”, afirmou Andrew Tavener, chefe de Marketing da Descartes.
COMPROMISSO DO CLIENTE
A sustentabilidade é importante para os consumidores, com 99% deles já tomando ou abertos a tomar medidas para reduzir sua temática ambiental. No entanto, a maioria ainda vê os custos da sustentabilidade como altos demais e acredita que não pode arcar com o caminho sustentável devido às pressões econômicas.
Na pesquisa de 2024, 57% dos entrevistados demonstraram interesse em serviços de entrega sustentável, mas 89% sentiram que sua disposição em pagar mais foi impactada pela situação econômica atual. Além disso, 34% indicaram que essas pressões impactam drasticamente sua motivação.
De acordo com a Descartes, a capacidade de atrair rapidamente os consumidores para horários de entrega "verdes" será crucial para alcançar as metas ambientais. Isso só será possível com uma abordagem diferente, afastando-se da ideia de custo versus sustentabilidade. Operações de frota eficientes, utilizando otimização de rotas inteligentes para melhorar a densidade de entregas, reduzem o número de quilômetros percorridos.
Um cálculo de economia de CO2 e combustível revela que isso não apenas corta significativamente os custos de combustível, mas também minimiza as emissões de CO2, permitindo às empresas oferecer horários de entrega que sejam sustentáveis e de baixo custo.
MUDANÇA DE MENTALIDADE
Segundo o relatório, 99% dos consumidores estão abertos a fazer mais para reduzir seu impacto ambiental. Além disso, os varejistas podem se beneficiar do fato de que as expectativas de entrega mudaram nos últimos anos. Conforme revelado pelo Estudo de Sentimento do Consumidor em Entregas de 2024, a rapidez da entrega já não é o maior incentivo para os compradores online, que agora preferem opções de baixo custo. Além disso, muitos consumidores priorizam a certeza, optando por janelas de entrega precisas em vez de opções de entrega no dia seguinte.
Um componente essencial dessa mudança é entender as diferentes atitudes entre perfis de entrega. Embora mais de um terço (38%) dos consumidores afirmam que sempre ou regularmente tomam decisões de compra com base no impacto ambiental, há claras diferenças entre as faixas etárias.
Mais de quatro quintos (83%) dos consumidores com idades entre 18 e 24 anos e 71% dos que têm entre 25 e 34 anos consideram o meio ambiente ao comprar, em comparação com apenas 43% dos consumidores com mais de 65 anos. Além disso, mais da metade (56%) dos entrevistados entre 18 e 34 anos reduziram suas compras online devido a preocupações ambientais, em comparação com apenas 26% daqueles com mais de 55 anos.
Na avaliação da Descartes, personalizar a mensagem para diferentes perfis de entrega será essencial para encorajar os consumidores a adotarem modelos de entrega mais sustentáveis. Para a geração mais velha, menos preocupada com o meio ambiente, garantir que as opções de entrega sustentável também sejam de baixo custo ou gratuitas será fundamental. Em contraste, as gerações mais jovens buscarão provas claras de que as práticas da última milha são sustentáveis, exigindo informações mais detalhadas sobre as opções de entrega.