Assinatura Premium Assinatura Premium

Especialista aponta como novos conceitos de logística sustentável vão se destacar em 2022

Publicado em 24/01/2022

Antonio Wrobleski, presidente da Pathfind, destaca que o mais importante para este ano é focar na redução de emissões e optar por transportes e combustíveis menos poluentes


Foto: Divulgação

Atualmente, os novos conceitos de logística sustentável estão focados não só na capacidade de entrega eficiente, como numa prestação de serviços ambientalmente responsável. As grandes empresas pensam na logística reversa, bem como na gestão de estoques que traga menos desperdícios e torne o processo cada dia mais eficiente.

O especialista Antonio Wrobleski, presidente da Pathfind, explica que, em contrapartida, existem algumas questões relacionadas à sustentabilidade nas perspectivas para 2022, principalmente com relação à mobilidade. De acordo com ele, as empresas logísticas precisam rever impactos, repensar modelos de atuação, optar por meios viáveis aos envolvidos e escolher formas mais acessíveis e sustentáveis.

A logística verde ou logística ambiental deve fazer parte da expansão do setor para o próximo ano, a partir de medidas e políticas sustentáveis que visam reduzir o impacto ambiental causado pelas atividades do setor.

“Uma moto polui mais que duas vezes e meia que um automóvel. Agora bike não, bike é tudo. Então mobilidade é isso. Como você implementa? Olha que interessante, como eu sigo essa bike? Com o celular, aplicativo. Eu tenho um app que faz o tracking na bike, a partir da tecnologia. Isso é mobilidade, economia verde e menos floresta derrubada e assim por diante.” – Antonio Wrobleski, presidente da Pathfind.

A partir de cada contexto e das necessidades de cada empresa logística, o mais importante para 2022 é focar na redução de emissões e optar por transportes e combustíveis menos poluentes.

“Esse é o conflito existente entre expansão do mercado logístico e a necessidade de planejar e executar ações mais sustentáveis, soluções que favorecem tanto o segmento quanto a natureza. Não há crescimento sem conscientização ambiental, ainda mais no atual momento. A união entre as novas tecnologias, economia e consciência ambiental é uma necessidade urgente da década, além de proporcionar vantagem competitiva frente aos concorrentes, alinhada às tendências e projeções do mercado.” – Antonio Wrobleski, presidente da Pathfind.