“O Futuro da Logística e do Supply Chain” foi escrito pelo especialista Felipe Trigueiro e traz artigos, materiais de treinamento e casos práticos da experiência profissional do autor
Por Christian Presa
Foto: Divulgação
Foi lançado no último dia 1º de junho o livro “O Futuro da Logística e do Supply Chain”, escrito pelo executivo Felipe Trigueiro. Formado por artigos e materiais de treinamento em ordem cronológica, o livro, que já está disponível para compra, também traz casos práticos da experiência profissional do próprio autor.
A produção do livro foi iniciada em 2020 e levou dois anos para ser concluída. Segundo o CEO da FTLOG Soluções em Logística, o desejo de produzir um material nesse formato surgiu há alguns anos, durante uma conversa com um amigo.
“Em uma palestra para uma empresa, um grande amigo me falou da importância de compartilhar o conhecimento para as pessoas, principalmente na nossa área, que tem muita carência de literatura específica”, comentou. Trigueiro reforçou que essa percepção se acentuou no início da pandemia, diante das dificuldades enfrentadas pelas empresas.
Aliás, o executivo destacou que o grande objetivo da obra é enfatizar a importância estratégica e decisiva da Logística e da Cadeia de Suprimentos para o sucesso – e a sobrevivência – de qualquer negócio.
“[É preciso entender] a necessidade de colocar o cliente no centro das decisões e de desenvolver pessoas pensado num futuro digital que imaginávamos estar mais distante, mas que foi acelerado nos últimos dois anos. As empresas precisam ter um planejamento consistente, com métricas diferentes e com revisões mais curtas. Por isso, destacamos também que a logística e o supply chain precisam estar cada vez mais presentes nas reuniões dos conselhos de administração.” – Felipe Trigueiro.
A ERA DAS PESSOAS
Em um cenário marcado pela evolução tecnológica, o papel da inteligência humana tem sido um tema de discussão. Para Trigueiro, o mercado está vivendo a “Era das Pessoas”. “A maior carência imediata das empresas é de ter líderes prontos. As empresas precisam formar líderes para cuidar, desenvolver as pessoas e, depois disso, trazer a tecnologia necessária.”
Ele reforçou que as empresas que já perceberam esse movimento estão colhendo frutos das oportunidades que esse cenário gerou – ao contrário de outras. “Muitas empresas atropelaram as etapas e hoje sofrem severas consequências e resultados financeiros catastróficos. Mas ainda dá tempo de parar, organizar, planejar e acelerar”, pontua.
DADOS E AS RELAÇÕES DIGITAIS
Segundo o autor, o livro servirá para que gestores planejem um futuro baseado em dados e relações digitais, “mas em esquecer de fazer o básico muito bem-feito”.
“Não adiante pensarmos em tecnologia e processos de automação se as pessoas não estiverem prontas para utilizarem dessa tecnologia, interpretarem os dados e gerar as informações de forma coerente para o processo decisório. A transição da mão de obra operacional é real, porém impacta diretamente na formação das pessoas para absorverem novos papéis dentro das organizações. E, para isso, a responsabilidade dos líderes e das empresas é formarem as pessoas para o futuro.” – Felipe Trigueiro.
O especialista salienta que manter a simplicidade em processos sem burocratizar, mas sem perder o controle, também é fazer o básico de forma bem-feita. “Entender o que o seu cliente realmente quer e precisa é fundamental, porém muitas empresas não conhecem seus clientes. Por isso, fazer o básico bem-feito é essencial.”
Acesse o site oficial para comprar o livro.