LogTalk LogTalk

Everlog é finalista de prêmio global de mobilidade sustentável

Publicado em 19/05/2020

Startup brasileira que oferece soluções revolucionárias em logística entra na lista das 10 mais inovadoras do mundo no Movin’On Start Up Challenge, no Canadá

 

Mais uma empresa nacional acaba de ser reconhecida por sua capacidade de inovar e oferecer soluções aplicáveis mundo afora: a Everlog. A startup brasileira que cria sistemas de gerenciamento e auditoria de fretes, acaba de ser indicada entre os finalistas do prêmio do Movin’On Start Up Challenge. A competição global de mobilidade sustentável é a principal premiação mundial no segmento de atuação da startup participante do TheHop Brasil, programa de empreendedorismo colaborativo da Cervejaria Estrella Galicia.

Marcada para início de junho em Montréal, no Canadá, a final deverá ocorrer on-line por conta da pandemia do novo Coronavírus. Nem por isso as startups estão menos animadas, afinal inscreveram-se 326 empresas de 61 países. Destas, 40 foram pré-selecionadas para uma nova peneira onde foram escolhidas 8 startups em cada uma das 5 categorias. E a Everlog é uma das duas grandes finalistas na categoria “Global Transport Efficiency”. A grande decisão sairá no dia 5 de junho.

Para Rodrigo Fávero, CEO da Everlog, o momento é de celebrar o reconhecimento e o trabalho realizado desde 2016.

 

“Sermos considerados como uma das 10 startups mais promissoras do mundo em mobilidade sustentável é uma fonte de grande orgulho para nós. Além disso é um grande evento que nos trará uma visibilidade muito boa, além de fazermos contatos que podem nos levar para o próximo nível.”

 

Criada em 2016 como uma empresa de consultoria, a Everlog hoje é uma startup que elimina toda a burocracia do processo de logística com uma plataforma revolucionária de gestão de fretes na nuvem. A solução digital usa inteligência artificial e Big Data para auditar os pagamentos de frete, evitando erro, duplicação de valores na cobrança e corrupção. A economia que a empresa faz é de, em média, 7%. Há casos, no entanto, em que ela supera os 60%.
Patrocinado pela multinacional Michelin, o Movin'On Startup Challenge busca reconhecer as melhores e mais sustentáveis iniciativas de mobilidade do planeta. Assim, oferece a 40 startups a chance de mostrar para o mundo suas soluções inovadoras e dinâmicas para resolver grandes desafios da mobilidade sustentável. Para isso, além da categoria de eficiência, existe ainda a de mobilidade multimodal, mobilidade segura e acessível, aquecimento global e preservação de recursos.

Aceleração - Entre outubro de 2019 e março de 2020,  Everlog foi uma das startups participantes do TheHop Brasil. A primeira edição do programa de empreendedorismo colaborativo da cervejaria espanhola Estrella Galicia contou com 72 empresas inscritas, 15 finalistas e apenas 5 escolhidas. Ao longo de quase 6 meses as startups de segmentos variados tiveram a chance de participar de treinamentos, palestras e atividades para acelerar o desenvolvimento de suas iniciativas.

Mais do aprender na teoria, puderam cocriar projetos lado a lado com executivos da filial brasileira da companhia. Além disso, os projetos pilotos foram testados, impulsionando a criação do chamado “Corredor de Empreendedorismo” entre Brasil e Espanha.

Durante o período do programa, duas soluções específicas foram criadas para atender às demandas da Estrella Galicia. Após serem testadas, estão sendo implementadas em outras empresas.
A primeira é o GoBID, plataforma de "freight sourcing", que centraliza o processo de cotação de fretes para o embarcador, que com base na sua demanda de pedidos, vai poder fazer uma pesquisa de mercado com base nas transportadoras conectadas na plataforma e principalmente com os melhores aplicativos de carga do mercado.
Já a segunda, o Trackfy, é uma plataforma na nuvem que recebe todos os dados das entregas de cada cliente, faz uma roteirização, separa por veículo e envia uma lista de entregas para o aplicativo do motorista. A partir da posição GPS do smartphone do motorista é possível monitorar e controlar as operações de transporte, dando visibilidade em tempo real para toda a cadeia logística. Com isso, há redução de custo e clientes satisfeitos por terem previsão do horário de entrega, isso tudo no mapa.