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Frete aéreo: Maersk anuncia intenção de adquirir a Senator International

Publicado em 04/11/2021

Mirando a expansão da oferta global de frete aéreo, objetivo do grupo é ter aproximadamente um terço da tonelagem aérea anual transportada dentro da própria rede de frete controlada


Foto: Divulgação

A A.P. Moller - Maersk anunciou nesta semana a intenção de aquisição da Senator International, empresa global de agenciamento de carga com uma forte oferta de frete aéreo. Além disso, para expandir sua própria rede aérea controlada, a Maersk está adicionando aeronaves às operações: três aviões de carga alugados que entrarão em operação em 2022, e duas aeronaves Boeing em construção que serão lançadas até 2024.

O frete aéreo é um capacitador crucial de flexibilidade e agilidade nas cadeias de suprimentos globais, pois permite que as empresas enfrentem os desafios críticos da cadeia de suprimentos e fornece opções de transporte para cargas de alto valor. Para atender melhor às demandas atuais, a Maersk visa aumentar a presença na indústria global de carga aérea.

Para otimizar a oferta de produtos que integram logística, marítimo, ferroviário e aéreo e expandir a rede aérea global, a Maersk pretende adquirir a Senator International, uma empresa com uma renomada plataforma operacional de frete aéreo de capacidade própria controlada e operações na Europa, Ásia, África do Sul e na América.

Além disso, a Maersk está adquirindo dois novos B777F e alugando três aviões de carga B767-300. Para operar e gerenciar essa capacidade adicional, a companhia aérea de carga Star Air, operação interna de carga aérea da Maersk estabelecida em 1987, se tornará um veículo-chave de apoio à oferta de logística da Maersk.

“Como fornecedora global de logística integrada, a Maersk está aprimorando a capacidade de fornecer recursos logísticos completos para nossos clientes. Fortalecemos nossa oferta de logística integrada por meio de aquisições de logística de comércio eletrônico, investimentos em tecnologia, expansão de nossa pegada de armazém e, como uma próxima etapa natural, agora estamos aumentando nossa capacidade de frete aéreo significativamente e criando uma rede mais ampla para atender ainda melhor às necessidades dos clientes.” – Vincent Clerc, vice-presidente executivo e CEO da Ocean & Logistics, AP Moller – Maersk.

FORTALECENDO A PLATAFORMA AÉREA

A Senator construiu uma operação de frete aéreo centrada na própria capacidade controlada, com dezenove voos semanais em sua rede. A empresa opera parte significativa de seus negócios através de uma ponte aérea dedicada, com capacidade própria controlada e garantindo um alto nível de serviço aos clientes. Esse foco está altamente alinhado com a estratégia de frete aéreo da Maersk.

O CEO e acionista da Senator, Tim-Oliver Kirschbaum, explica que a empresa cresceu e se tornou um despachante global de porte considerável.

“O produto de ar controlado da empresa começou em 2016, e provou ser uma história de sucesso. Nossos clientes honram nossa confiabilidade - especialmente em tempos difíceis durante a pandemia. Ao ingressar na Maersk, acreditamos fortemente que conseguiremos entregar um portifólio ainda mais amplo com capacidade aérea controlada, bem como em outros modos de transporte. Os clientes e a equipe da Senator vão adorar.” – Tim-Oliver Kirschbaum.

A empresa alemã traz uma vantagem tecnológica com a plataforma operacional principal Cargo Wise One, um sistema único de ponta que irá acelerar a integração com os produtos Maersk’s Air e LCL (Less than Container Load).

O valor empresarial da transação em uma base pós-IFRS 16 é de aproximadamente US$ 644 milhões. A transação está sujeita às condições de fechamento, incluindo aprovações regulatórias, e deve ser concluída no primeiro semestre de 2022.

O objetivo da Maersk é ter cerca de um terço da tonelagem aérea anual transportada dentro da própria rede de frete controlada. Isso será alcançado por meio de uma combinação de aeronaves próprias e arrendadas, replicando a estrutura que a empresa possui dentro de sua frota oceânica. A capacidade restante será fornecida por transportadoras comerciais e operadores de voos charter.

 

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