LogTalk LogTalk

Frete.com investirá R$ 300 milhões em fusões e aquisições nos próximos dois anos

Publicado em 07/07/2022

Segundo CEO da empresa, serão analisadas mais de 20 transações no período, com foco em instituições do Brasil; objetivo é aumentar eficiência e sustentabilidade no setor de logística

Por Redação


Foto: Shutterstock

A Frete.com anunciou que destinará R$ 300 milhões para fusões e aquisições de empresas de tecnologia para melhorar a eficiência do setor logístico. Os esforços de M&A serão liderados por Marco Fabio Moura de Castro, executivo com experiência na área de fusões e aquisições que foi contratado para estruturar e liderar as áreas de Fusões e Aquisições (M&A) e Relações com Investidores (RI) da empresa.

Atualmente, a Frete.com está analisando mais de 20 transações, em diversos elos da cadeia de valor de logística. O objetivo é aumentar os níveis de eficiência e sustentabilidade do setor.

“Entendemos que existem empresas muito boas, focadas em resolver diferentes problemas que afetam aos caminheiros, e que se beneficiaram não só do nosso capital, mas também da nossa base caminhões e cargas”, afirmou Marco Fabio. O executivo se mostra otimista com as oportunidades do setor logístico, após fazer carreira nos principais bancos de investimentos internacionais e ter liderado, em seu último projeto, mais de 15 aquisições em pouco mais de três anos.

Segundo o CEO e fundador da Frete.com, Federico Vega, os recursos serão investidos ao longo dos próximos dois anos, com grande foco nas empresas de tecnologia localizadas no Brasil. “Acreditamos que nos próximos 12 meses veremos consolidações significativas”, pontua.

“Essas ações acontecerão em um momento onde a liquidez está mais restrita para empresas de tecnologia, que passarão por dificuldades e verão em uma transação de M&A oportunidades para acelerarem o crescimento. Acreditamos que existem muitas empresas, realmente interessantes, e que terão muitas sinergias conosco, gerando valor para o setor como um todo. Quando a soma das partes é maior do que as partes separadas, existem oportunidades de investimento a serem exploradas e é justamente esta a razão pela qual queremos abrir conversas com potenciais parceiros que possam se beneficiar de nosso capital ou do nosso efeito de rede para desenvolverem seus negócios.” – Fernando Vega, CEO e fundador da Frete.com.

O investimento acontece em meio a um cenário de baixa em fusões e aquisições no Brasil. No entanto, Marco Fabio destaca que a consolidação conquistada pelo grupo por meio de captações permite que a empresa aposte nesse modelo de negócio para impulsionar ainda mais o seu crescimento.

“Estamos diminuindo os custos, sendo o mais eficientes possível com nossos gastos e cuidando bem do nosso dinheiro. Os M&As nos ajudam a acelerar nossa estratégia, que será executada de forma muito focada e consciente”, pontua o executivo.