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Geotab comemora 1º ano de operações no Brasil com promessa de expansão

Publicado em 12/08/2022

Empresa canadense oferece serviços de telemática para monitoramento de carros, caminhões, equipamentos e outros ativos que utiliza tecnologia GPS e diagnóstico a bordo

Por Redação


Foto: Divulgação

A Geotab completou o primeiro ano de atuação no Brasil. Fundada em Ontário, no Canadá, a companhia chegou ao território brasileiro com interesse na vasta malha rodoviária do país, composta por mais de 1,7 milhão de quilômetros e responsável por escoar mais 60% da produção do país, segundo dados da Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

Os serviços oferecidos pela empresa são amparados por tecnologia telemática para monitoramento de carros, caminhões, equipamentos e outros ativos que utiliza tecnologia GPS e diagnóstico a bordo (OBD, do inglês). Com isso, é possível obter dados confiáveis, tais como estado do motor, eficiência de combustível e comportamento de direção.

Atualmente, a Geotab tem clientes nos setores de celulose e papel, alimentos e bebidas, entrega de última milha, transporte, proteínas, montadoras de automóveis e leasing. Alguns deles são a Italac e a No Carbon, empresa de aluguel de veículos 100% elétricos do grupo JBS.

Para liderar as operações no país, a empresa escolheu para assumir a vice-presidência local Eduardo Canicoba, executivo com experiência em grandes empresas de tecnologia e automotivas. Para ele, o início das operações em meio da pandemia de Covid-19 trouxe desafios e oportunidades para o negócio.

“Observamos que a pandemia aumentou muito as compras online, o que favoreceu o crescimento do setor logístico e as operações de telemática no País. Neste período, as empresas buscavam aumentar as suas operações de forma que também diminuíssem os custos. Assim, a plataforma telemática da Geotab foi ao encontro do que era procurado.” – Eduardo Canicoba.

Hoje, a ferramenta telemática da Geotab já atende a milhares de veículos conectados no Brasil, e é a única capaz de operar tanto com frotas movidas à combustão quanto com frotas elétricas – um mercado crescente no país. “No Brasil, identificamos que as três necessidades principais dos clientes são: segurança para o motorista e para o veículo, redução de custos (principalmente manutenção preventiva e combustível), e melhorias na condução. Tudo isso com a finalidade de melhorar a operação diária”, declarou o vice-presidente.

EXPANSÃO DE CAPILARIDADE

Para os próximos meses, a companhia pretende expandir sua capilaridade e o número de carros conectados. Entre as tendências observadas, destacam-se a busca dos gestores pela integração entre softwares, utilizando uma só plataforma e apenas uma solução, o uso de câmeras para monitorar o comportamento dos motoristas, o foco na sustentabilidade para reduzir as emissões de CO2, e a ferramenta de reconstrução de acidentes, procurada especialmente pelas locadoras.

Em relação a este primeiro ano de operação no Brasil, Canicoba acredita que ter uma operação local estabelecida já é uma grande conquista. “Além disso, o número de portas que conseguimos abrir com clientes locais e com as maiores empresas do mundo, juntamente com nossa rede de parceiros no País, tornaram este primeiro muito bom.”