Em um país continental, a logística é marcada por operações grandiosas, que sejam capazes de atender à demanda de um público cada vez mais habituado à velocidade e eficiência. Na série “Gigantes de Logística”, você conhecerá, em detalhes, o desenho da operação de empresas que são referência no cenário nacional, começando pelo Carrefour Brasil.
Para a MundoLogística, o diretor-executivo de Supply Chain da companhia, Marcelo Lopes, explicou que o footprint logístico do Carrefour sustenta uma variedade de formatos. “Embora o varejo alimentar seja o nosso core, nosso footprint logístico sustenta todos os formatos que temos hoje, como o cash and carry, os hipermercados, mercados de proximidade e o canal de e-commerce.”
Trata-se de um footprint logístico vasto, com presença em diversas regiões do país. “Estamos falando de mais de 90 milhões de caixas movimentadas. Essa operação é responsável por sustentar toda a nossa rede de lojas de varejo e cash and carry premium do Sam’s Club, além de 112 postos de gasolina e 99 drogarias. Tudo isso distribuído em um país com desafios logísticos significativos”, explicou.
O executivo pontou, também, o desafio de estruturar e executar uma operação como essa no Brasil, cujos desafios de infraestrutura são um fato consumado. “O Brasil é um país notavelmente rodoviário, mesmo com uma infraestrutura bastante precária – apenas cerca de 14% das nossas estradas são pavimentadas. Ainda assim, conseguimos utilizar cerca de 2% de cabotagem e 2% de ferrovias”, disse. Na visão dele, apesar das dificuldades, a operação de distribuição do Carrefour é uma das mais robustas do país, totalizando 86 mil viagens, com 24 milhões de quilômetros percorridos ao longo do ano, por meio de 362 transportadoras parceiras.
A DIVERSIDADE DE CANAIS DE ATENDIMENTO
Para sustentar essa robustez, um dos pontos fortes da operação logística do Carrefour é a diversificação dos canais de atendimento. Além das lojas físicas, a empresa também aposta no e-commerce, tanto para produtos alimentares quanto não alimentares. “Nossa operação digital cresceu muito. Hoje, atendemos todo o Brasil com nossos canais de e-commerce, tanto alimentares quanto não alimentares”, destacou Lopes. “Contamos com três CDs omnicanais em São Paulo e 162 hubs logísticos operando no modelo ship from store, o que nos permite atender os clientes de maneira rápida e eficiente.”
Com 78 drogarias incluídas nesse sistema, a empresa realiza cerca de 1,6 milhão de entregas — 76% delas, no mesmo dia. “Essa operação permitiu que atingíssemos 10 mil entregas diárias, mantendo um nível de serviço muito alto, mesmo em um país com as dimensões do Brasil”, disse o diretor-executivo de Supply Chain.
BACKHAUL E OTIMIZAÇÃO DE FLUXOS
O Carrefour também faz uso de backhaul, garantindo que 90% das viagens de retorno fossem aproveitadas. Segundo Marcelo Lopes, trata-se de uma estratégia fundamental para a eficiência da operação. “Utilizamos o retorno para garantir que os caminhões estejam sempre com carga, o que nos ajuda a reduzir custos e melhorar o aproveitamento dos recursos”, explicou.
Além disso, a operação de importação do Carrefour também movimenta cerca de 7 mil contêineres anualmente, com 86% das mercadorias transportadas pelo modal marítimo. “Nossa operação de importação é grande e nos conecta a mais de 46 países”, acrescentou o executivo.
PESSOAS, TECNOLOGIA E FUTURO
Marcelo também enfatizou a importância das pessoas para o sucesso da operação logística. “Quando surgem problemas, devemos olhar primeiro para as pessoas. Uma lição que aprendi ao longo dos meus 25 anos de experiência é: tenha no time pessoas melhores que você, pois são elas que resolvem os problemas.” Para ele, a chave para o sucesso estava em dar visibilidade e autonomia para as equipes, permitindo que tomem decisões rapidamente. “O erro é parte do aprendizado, e precisamos celebrar os erros, pois são eles que nos fazem melhorar e crescer”, refletiu.
A logística do Carrefour também é suportada por tecnologias avançadas, e a empresa utiliza uma série de indicadores de desempenho para garantir a qualidade dos serviços. “O principal indicador que usamos é o NPS [Net Promoter Score], que nos dá uma visão clara sobre a satisfação dos nossos clientes. Estamos muito conectados à jornada do cliente e usamos o NPS para melhorar continuamente. Além disso, temos indicadores de produtividade e nível de serviço, mas o feedback do cliente é o que realmente importa”, explicou Lopes.
Apesar dos bons frutos colhidos dessa logística, o executivo destacou que o grande desafio do Carrefour é continuar revisando e ajustando o footprint para se manter eficiente. “Estamos sempre revisando nossa operação. Precisamos garantir que estamos otimizando o custo por entrega, reduzindo a distância percorrida e mantendo um nível de serviço elevado”, disse ele. “O Carrefour é um ecossistema completo, que está presente em todos os momentos da vida dos nossos clientes. Isso fortalece nossa posição no mercado, apesar da complexidade da operação logística.”