Assinatura Premium Assinatura Premium

GKO Frete fornece suporte a e-commerce da La Moda, em entregas feitas pelos Correios

Publicado em 17/04/2015

A La Moda, detentora da grife Lança Perfume, vem colhendo bons resultados com o GKO Frete, desenvolvido pela GKO Informática, para obter maior e melhor rastreabilidade na entrega de produtos de seu e-commerce, que expede pelos Correios. O projeto teve início em 2013 e está em plena produção.

Para atender à necessidade particular da La Moda, a GKO Informática desenvolveu, dentro do ambiente GKO Frete, um módulo que permite integrar ao processo padrão de gestão de fretes de qualquer empresa a forma particular que os Correios tratam as encomendas: não há emissão de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e o controle de entrega e cobrança é realizado por volumes chamados de objetos.

Tal particularidade, na La Moda, exigia a geração de controles paralelos. Entretanto, Aislan Ventura, analista de Negócios da GKO Informática, explica que essa necessidade foi eliminada, com o novo módulo do software, pois a faixa de códigos de objetos dos Correios passou a ser cadastrada no GKO Frete por tipo de serviço: Sedex, PAC, e-Sedex etc. Com isso, o volume descrito na Nota Fiscal recebe essa informação no sistema e são impressas etiquetas com dados de entrega, logomarca do cliente, dos Correios e a chancela do serviço contratado.

Os Correios, por sua vez, fazem a leitura dos códigos de barras das etiquetas, disponibilizam em seu site as ocorrências e, também, geram os arquivos de faturas no final do mês. Após a postagem desses produtos, o GKO Frete passa a monitorá-las no endereço eletrônico dos Correios e, se há alguma ocorrência, o software a registra em sua base de dados, para que seja analisada pela área de transportes do embarcador e tomadas as devidas ações.

Ao receber a cobrança pelo transporte, a La Moda executa a conferência, importando o detalhamento da fatura. Isso permite identificar quais objetos estão sendo cobrados e se os valores correspondem aos serviços contratados, além de dar baixa nas cobranças das Notas Fiscais (NFs) transportadas.

“Da mesma maneira que já ocorre com os usuários do GKO Frete, a La Moda pode obter relatórios de desempenho das entregas, observar atrasos, comparar valores de fretes, entre outros parâmetros existentes na solução. O maior ganho para a empresa é a rastreabilidade dos produtos junto a um fornecedor de características tão personalizadas quanto os Correios, utilizando uma ferramenta tecnológica, que permite integrá-lo a seu sistema corporativo. Já para o cliente da La Moda, o benefício vem em forma do pedido recebido pontualmente”, destaca Ventura.

Resultados na La Moda
Até a adoção do GKO Frete e seu módulo para integração com os Correios, em 2013, a La Moda não tinha qualquer tecnologia de comunicação com esse fornecedor, resultando na dificuldade de troca de informações vitais para a manutenção da pontualidade das entregas. “Todo o trabalho era manual para a coleta e o acompanhamento dos produtos até seu destino final”, comenta o analista de TI, responsável pela implantação do sistema na empresa, Fernando José Waterkemper.

Atualmente, 16% das entregas da empresa são realizadas pelos Correios. Com a implantação do GKO Frete, a empresa automatizou toda a logística de coleta e envio de produtos aos clientes. Como consequência disso, alguns processos manuais foram substituídos, bem como criado um controle de numeração de chancelas, para facilitar o rastreamento, as ocorrências em tempo real e o histórico de envio. Com isso, o cliente recebe o que encomendou no prazo correto.

“Como resultado, tivemos uma redução no gasto dos fretes sobre faturamento de 2,6%, em 2012, para 1,76%, em 2013. Antes da entrada do GKO Frete, não tínhamos a autonomia para acompanhar, em tempo real, as nossas encomendas. Agora, ficamos independentes em relação aos atendimentos centralizados, como call center, protocolos, entre outros, e isso nos poupa um bom tempo. Hoje, somos ‘donos’ da informação das nossas entregas”, completa Waterkemper.

As novas funcionalidades do GKO Frete para operação com os Correios

Distribuição
Geração dos códigos dos objetos, emissão de etiquetas e opcional de Aviso de Recebimento (AR), controle das despesas adicionais, como mão própria, seguro e outros serviços opcionais dos Correios.

Rastreamento de objetos
Consulta do status dos objetos pendentes de entrega no site dos Correios.

Auditoria de fretes
Importação da fatura para conferência dos preços cobrados por objetos.

Logística reversa integrada
Registro do e-ticket no site dos Correios – autorização de postagem na agência e solicitação de coleta domiciliar.

Padronização dos processos
Seja qual for o controle de entrega e/ou cobrança utilizado pelos Correios ou demais transportadores, o GKO Frete mantém o controle de pagamento e entrega por Nota Fiscal, ou seja, quando necessário, monitora individualmente cada volume da NF. Isso permite comparar as performances dos Correios e demais transportadores, independentemente do modelo de negócio adotado.