ID Logistics Brasil tem novo CEO
Publicado em 01/04/2015
Em nova fase de desenvolvimento, o Grupo ID Logistics, que faturou 874,5 milhões de euros, em 2014, quer ampliar a sua atuação mundial
O Grupo ID Logistics aumentou a sua receita em 19%, no ano passado, atingindo o faturamento de 874,5 milhões de euros. De acordo com o chairman e CEO do Grupo Eric Hemar, a ID Logistics deu início, em 2014, a uma nova fase em seu desenvolvimento, apresentando um bom desempenho financeiro, com crescimento de quase 50% no ganho anual.
“O Grupo demonstrou grande capacidade de integrar rapidamente novas aquisições, caso da CEPL, tanto operacionalmente, quanto financeiramente. Esses novos negócios ampliaram o leque de serviços inerentes à expertise de contratos logísticos, adequados para todas as áreas de negócios. Com base em novas tecnologias, processos logísticos operacionais, capacidade de fornecer soluções personalizadas e equipes de alta qualidade, a ID Logistics está bem posicionada para atender à demanda de grandes clientes internacionais, aproveitar as oportunidades do mercado externo e continuar a expansão internacional da empresa”, destaca Hemar.
Novo CEO
O executivo espanhol Jesús Hernandez é o novo CEO da ID Logistics Brasil, operadora multinacional francesa de contratos logísticos. Ele assume no lugar do francês Nicolas Derouin, que comanda a empresa, no Brasil, desde 2004. O novo diretor veio transferido da filial espanhola, onde exercia o cargo de diretor-geral.
Graduado pela Universidade de Madrid, Hernandez desenvolveu suas habilidades de gestão em âmbito internacional, depois de uma carreira no setor de logística. Passou pela C&A como diretor de Coordenação em Düsseldorf, na Alemanha, pela Tibbett & Britten e, mais tarde, pela Exel Logistics, como CEO na Espanha, Portugal e Marrocos. Em 2006, entrou para a ID Logistics como diretor-geral Espanha, sendo nomeado, recentemente, CEO no Brasil, em março de 2015.
A pleno vapor
- Forte crescimento da receita em 19%, com faturamento de 874,5 milhões de euros e crescimento orgânico de 11,4%;
- Aumento no lucro operacional de 31% e ampliação da margem operacional de 4,3% para 4,8%;
- Lucro líquido de 18 milhões de euros, com crescimento de 50%;
- Ótimo desempenho financeiro, ao longo de 2014, além de demonstrar grande capacidade de integração e estruturação de empresas adquiridas;
- Significativa redução da dívida e capacidade financeira robusta para realizar novas aquisições.
Em milhões de euros |
2014 |
2013 |
% |
Receita |
874,5 |
735,1 |
+ 19% |
Lucro Operacional Corrente |
41,6 |
31,8 |
+31% |
% da Receita |
4,8% |
4,3% |
+ 50 bps |
Lucro Líquido dos Acionistas |
18,0 |
12,0 |
+50% |
Caixa Disponível |
80,4 |
66,6 |
|
Dívida |
135,9 |
153,2 |
|
Dívida Líquida |
55,5 |
86,6 |
|
Patrimônio |
107,5 |
90,9 |
|
Ampliação nas vendas
O volume consolidado de negócios da ID Logistics, para o ano de 2014, atingiu o patamar de 874,5 milhões de euros, registrando crescimento de até 19%, em relação ao ano anterior. Em meio a um ambiente econômico instável, em todo o mundo, o Grupo mantém um crescimento sustentado, com um aumento de 11,4% nas vendas, em bases comparáveis.
Na França, a receita totalizou 497,6 milhões de euros, com aumento de 19,2%, em relação a 2013. As vendas subiram 9,3%, em bases comparáveis, em razão do bom nível de atividades e o início de novos contratos.
Internacionalmente, a receita totalizou 376,9 milhões de euros, com aumento de 18,7% (14,4% em bases comparáveis). As atividades internacionais continuam com ótimo desempenho, impulsionadas, principalmente, pelo crescimento nos mercados emergentes, incluindo a América do Sul, África do Sul e Polônia. A participação das operações internacionais manteve-se em 43% do faturamento do Grupo.
Perspectivas
O Grupo ID Logistics começa 2015 com uma estrutura sólida, apesar do ambiente instável na economia. Graças ao expertise testado e o seu posicionamento no mercado internacional, o Grupo pode oferecer a seus clientes, presentes em vários países, soluções logísticas mais complexas.
O volume atual de propostas de novos negócios é muito significativo. No entanto, a demora na tomada de decisões pelos clientes leva a um atraso no lançamento de novos contratos. Além disso, o Grupo olha atentamente para as oportunidades de aquisições no mercado, que lhe permitam acelerar seu ritmo de expansão.