O Boston Consulting Group (BCG) analisou as 100 maiores empresas da indústria de logística global para identificar o avanço na jornada rumo à descarbonização. O estudo “Tapping into the Power of the BCG Decarbonization Index for Logistics Service Providers” apontou que, apesar do aumento da conscientização, a implementação de práticas sustentáveis ainda é um desafio para a maioria das companhias. O setor precisa reduzir em 45% as emissões de carbono até 2030.
A pesquisa identificou que a cadeia de logística emite globalmente 22% dos gases de efeito estufa, sendo o transporte de mercadorias responsável por mais de 40% desse total. Contudo, segundo o BCG Logistics Decarbonization Index — índice que comprime os dados do setor em um único sistema de pontuação — entre 2022 e 2023, a descarbonização do setor subiu apenas de 5 para 6 (em uma escala de 100).
O levantamento revelou que 43% dos entrevistados não fizeram praticamente nada em termos de descarbonização e somente 8% demonstram um compromisso real com a redução dos gases de efeito estufa, com metas ambiciosas, estratégias bem definidas e ações implementadas que geram resultados concretos.
De acordo com a análise, o cenário é impulsionado por três fatores principais: a crescente pressão do mercado por serviços logísticos verdes, com organizações sustentáveis apresentando retornos até 10% superiores para os acionistas; regulamentações governamentais mais rigorosas; e a crescente inovação e colaboração entre empresas.
Para acelerar o progresso rumo a um futuro com emissão zero, a consultoria recomenda que as empresas de logística adotem os "5 Ds":
Determinar. Mensurar e monitorar a pegada de carbono para identificar as principais fontes de emissão.
Discernir. Analisar as pressões do mercado e as oportunidades emergentes na área de sustentabilidade.
Desenvolver. Criar um business case sólido para a descarbonização, considerando os custos, benefícios e retorno sobre o investimento.
Diferenciar. Produzir ofertas de serviços verdes que atendam às demandas dos clientes e se destaquem no mercado.
Desenhar. Elaborar um plano de transição detalhado com metas, prazos e recursos definidos.