Em entrevista para a Mundo Logística, Renan Nakane, vice-presidente de Vendas e Parcerias, explicou sobre o impacto dessa solução na gestão de operações de transporte
Por Camila Lucio
Vice-presidente de Vendas e Parcerias da Cobli, Renan Nakane (Foto: Divulgação)
A Cobli FleetTech apresentou na 27ª edição da Intermodal a experiência interativa de videotelemetria, recurso tecnológico com câmeras com inteligência artificial embarcada instaladas na cabine dos veículos para prevenir acidentes e infrações, ajudando a reduzir gastos do orçamento da frota e a aumentar o cuidado com o motorista.
Em entrevista exclusiva para a MundoLogística, o vice-presidente de Vendas e Parcerias da Cobli, Renan Nakane, explicou que os aparelhos filmam tanto a visão da via quanto a do interior do veículo para identificar automaticamente e notificar situações de risco do condutor, como distração ou proximidade insegura do veículo à frente.
“Temos casos de sucesso de 50% a 60% de redução de acidentes e comportamentos errados de direção. A tecnologia ajuda os gestores e os próprios motoristas em relação à segurança e a exoneração de culpa no trânsito”, ressaltou.
Segundo o executivo, a videotelemetria é a nova tendência na América Latina. “Nos Estados Unidos, 60% das vendas de tecnologia para cabines de carros, caminhões, 60% são embarcadas com o recurso tecnológico”, destacou.
Confira na íntegra: