Assinatura Premium Assinatura Premium

“Painel 2018” discute infraestrutura brasileira e eficiência logística

Publicado em 29/08/2018

Evento organizado pelo Instituto Besc é gratuito e ocorre entre os dias 29 e 30 de agosto na sede da ANTT, com apoio da Aliança Navegação e Logística

O Instituto Besc de Humanidades e Economia está realizando entre os dias 29 e 30 de agosto da 4ª edição do “Painel 2018: Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística”. O evento está ocorrendo na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília.

O seminário tem o apoio de grandes empresas do segmento, como a Aliança Navegação e Logística. O objetivo é discutir os principais obstáculos na infraestrutura brasileira e buscar soluções para que os investimentos voltem a ser realizados com eficácia.

O evento reunirá aproximadamente 200 especialistas que estão estruturando e qualificando, por meio de estudos e pesquisas, o processo de planejamento integrado de logística no Brasil e mais de 30 palestras com temas bem atuais. Gustavo Costa, diretor da Aliança Transporte Multimodal (ATM), será um dos palestrantes do seminário, abordando o tema “Cabotagem e a Logística Sustentável”, a partir das 10h, no dia 29.

Segundo Costa, a cabotagem vem se tornando cada vez mais importante na logística. “Este é o único modal que realmente traz a sustentabilidade em sua essência nos pilares econômico, social e ambiental. O contínuo aumento na movimentação de cabotagem representa a crescente aceitação pelos gestores de logística.” O especialista diz que a expectativa é que o segmento cresça a partir da aplicação da Lei Federal nº 13.703, que instituiu a Política Nacional de Pisos Mínimos do transporte Rodoviário de Cargas.

Mark Juzwiak, diretor de Relações Institucionais da Aliança, será mediador do debate “Acordos ambientais internacionais: impactos na infraestrutura e na logística”, que ocorrerá no dia 30/08, das 11h às 12h30. “Este é o momento ideal para discutirmos soluções para os principais problemas do setor e, consequentemente, buscar alternativas que poderão impactar positivamente no desenvolvimento econômico do país”, ressalta Juzwiak.

Outros nomes importantes também participarão do debate, como Valter Casimiro Silveira (Ministro dos Transportes), Pedro Moreira (presidente da Associação Brasileira de Logística – Abralog), Luciene Machado (superintendente da Área de Saneamento e Transportes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES), Tiago Sousa Pereira (superintendente de Regulação Econômica de Aeroportos da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC) e Halpher Luiggi Mônico Rosa (diretor executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT).