A Logcomex lançou o Logtools, plataforma que centraliza o acesso às APIs comercializadas pela empresa. Ferramenta permite que os clientes acessem, em um único local, recursos que podem economizar até 3,5 mil horas mensais em mil processos, com redução de custos operacionais de até R$ 175 mil por mês.
De acordo com a empresa, as soluções disponíveis no Logtools são voltadas para empresas importadoras e exportadoras, operadores logísticos, despachantes aduaneiros, empresas de transporte e armazenagem, além de profissionais e analistas de comércio exterior e logística.
Segundo o CEO da Logcomex, Helmuth Hofstatter, a plataforma foi idealizada para ser a ponte entre a tecnologia da empresa e o sucesso de seus parceiros. “O Logtools foi criado para atuar como um hub digital de integração da Logcomex, desenvolvido para simplificar o acesso às nossas APIs. Ele oferece uma interface intuitiva, documentação completa e um processo ágil para explorar e contratar nossas soluções”, explicou.
Na avaliação de Hofstatter, o lançamento da plataforma ocorre em um momento crucial para o comércio exterior brasileiro, que passa por uma transição importante: a implementação da Declaração Única de Importação (DUIMP), um dos pilares do novo processo de importação.
De acordo com o executivo, a mudança, que entrou em vigor para o modal marítimo em 2024 e será estendida aos modais aéreo e rodoviário neste ano, para reduzir a burocracia, integrar os agentes privados e públicos e consolidar informações em um único documento digital.
“Nosso objetivo com esse lançamento é simplificar ao máximo o dia a dia do comércio exterior. Por isso, nós desenvolvemos — e disponibilizamos por meio do Logtools — uma API específica para o Novo Processo de Importação, capaz de eliminar várias etapas manuais e gargalos operacionais e trazer mais eficiência para as equipes”, disse Hofstatter.
Segundo a companhia, a API para a DUIMP da Logtools centraliza todas as informações em uma única requisição, eliminando a necessidade de acessar múltiplos sistemas. O cadastro e a obtenção da API Key permitem a implementação em poucos minutos.
Além das funcionalidades disponíveis no lançamento, o Logtools prevê recursos adicionais, como geração de relatórios em formatos como PDF, XML e JSON, e armazenamento de documentos em banco de dados exclusivo.
De acordo coma empresa, a solução busca ampliar a eficiência, facilitar a organização das DUIMPs consultadas e proteger os dados contra alterações de políticas ou bloqueios.