Assinatura Premium Assinatura Premium

Logpartners oferece solução na gestão de fretes

Publicado em 24/11/2011

A Logpartners, o mais novo braço de negócios da GKO Informática, empresa especializada em soluções de base tecnológica para a área de logística com foco na gestão de fretes, que conta com parceria da Routing, empresa especializada em roteirização, comemora um ano de atuação e de sucesso. A companhia, criada para oferecer a terceirização da gestão de transportes a empresas de todo o Brasil, é a resposta para quem procura agilidade, simplicidade e automação.

A criação da Logpartners implica em um novo modelo de negócios, que facilita o dia a dia do empresário. Por meio do Business Process Outsourcing (BPO, terceirização de processos de negócios), as empresas poderão ter acesso a todo o portfólio do sistema GKO Frete, só que, em vez de comprar a solução, o interessado aproveitará os recursos por meio de uma central de serviços compartilhados, incluindo a auditoria de fretes, o acompanhamento de entregas de mercadorias e o planejamento de estratégias para gestão de frete. “A ideia é fazer com que o cliente terceirize a maior parte de seus processos operacionais. Desta forma ele poderá utilizar seu tempo para pensar mais de forma estratégica e menos operacional”, explica o gestor da Logpartners, Bruno Balla.

De acordo com o executivo, esse modelo de negócio implica na venda de inteligência em gestão de transporte. “A GKO disponibiliza uma equipe treinada, que faz o trâmite deste sistema. Isso significa que o processamento de documentos, antes feito manualmente, passa a ser realizado de forma automática pelo sistema, que é operado por profissionais altamente capacitados”, diz. Entre os benefícios do software está a redução do custo no processo de gestão de fretes, o processamento automático de documentos e a contabilização de faturas. O sistema mostra todos os indicadores, provisiona a escrituração, a auditoria e, com isso, gera a conta-frete, que mostrará detalhes da operação, explica Balla. Entre as vantagens do serviço, no âmbito de custos, estão a conferência automatizada de documentos de cobrança, o tratamento diário de pendências entre embarcador e transportadoras, a escrituração fiscal de toda a base de documentos, a contabilização correta da conta de transportes e o provisionamento do custo de transportes. Para o acompanhamento do nível de serviço, é possível ter visibilidade de todas as notas fiscais embarcadas para acompanhamento automatizado junto às transportadoras. Com essas informações a Logpartners modela e gera automaticamente indicadores detalhados, permitindo ao cliente visibilidade total sobre a operação. Todos esses serviços geram reduções diretas na conta de transportes, pois há readequação no processo de cobrança por parte das transportadoras e no processo de gestão de transportes do cliente.

Além da equipe especializada em gestão de fretes, a Logpartners disponibiliza um serviço capaz de fornecer acuracidade ao negócio. São, ao todo, quatro serviços, entre os quais a visibilidade dos custos e do nível de serviço prestado pelas transportadoras, que inclui a possibilidade de redução de custo imediato por meio da conferência e escrituração fiscal e readequação no processo de gestão. A gestão de fornecedores, onde é possível realizar a seleção de fornecedores de transportes através de um bidding estruturado, fazendo, posteriormente, a elaboração e o acompanhamento de contratos destes fornecedores.A assessoria, que contempla a análise de custos e permite ao cliente ter acesso a dados capazes de apontar as oportunidades de diminuição de gastos. O acesso a uma grande base de transportadoras, o que resulta em ganhos na negociação, bem como a chance de ter um outsourcing completo, que conta com oportunidades de colaboração com outras empresas.

 

Uma prova de que o sistema tem sido bem aceito é que a Cacau Show, está transformando todo o seu sistema de frete com esta terceirização. “Geraremos o controle operacional completo, o que inclui todo o processo de gestão operacional, desde a emissão do pedido, passando pelo planejamento dos embarques, roteirização e acompanhamento de entregas até o cliente final. Sem deixar de lado o processo de auditoria de custos de transportes. trata-se de uma solução completa na gestão de transportes, que trará à companhia a redução de gastos globais, principalmente em função de um planejamento operacional mais eficiente, o que traz melhorias em todo restante da cadeia de processos operacionais, além de proporcionar ganhos indiretos como o melhor atendimento aos clientes da Cacau Show”, salienta Bruno Balla. Ele finaliza dizendo que a terceirização com a Logpartners implica em uma oportunidade para o executivo melhorar a gestão operacional, trazendo reduções de custos diretos e reduções maiores a longo prazo.

Quem também elogia a ferramenta são os clientes da Logpartners. O gerente de logística da Forever Living, por exemplo, afirma que o software traz acuracidade ao processo. “Temos um grande volume de pedidos, são cerca de 20 mil, e com o sistema, a conferência dos dados tornou-se mais fácil e confiável”, diz.  Para Antonio Hélio, responsável operacional da Xerox, outra cliente da Logpartners, a terceirização garantiu maior assertividade no cálculo dos valores de frete, “o que reduziu o tempo de validação”, afirma.