LogGPT LogGPT

Maersk encomenda 20 navios bicombustíveis para renovar frota

Segundo a companhia, as entregas estão programadas para ocorrer entre 2028 e 2030; a empresa também confirmou a intenção de fretar navios bicombustíveis com capacidade total de 500 mil TEUs

Publicado em 03/12/2024 — por Redação
Maersk encomenda 20 navios bicombustíveis para renovar frota
Operação Maersk (Foto: Divulgação)

A Maersk assinou acordos com três estaleiros para a encomenda de um total de 20 navios porta-contêineres equipados com motores bicombustíveis. As embarcações, com capacidades entre 9 mil e 17 mil TEUs, fazem parte do plano de renovação da frota anunciado em agosto de 2024.

Os navios serão construídos em diferentes estaleiros. Dois navios de 9 mil TEUs serão fabricados pela Yangzijiang Shipbuilding, na China. Outros 12 navios, com capacidade de 15 mil TEUs cada, serão divididos entre a Hanwha Ocean, na Coreia do Sul, e a New Times Shipbuilding, na China. Por fim, seis navios de 17 mil TEUs também serão construídos pela Yangzijiang Shipbuilding.

As entregas estão programadas para ocorrer entre 2028 e 2030. Além dessas encomendas, a Maersk confirmou a intenção de fretar navios bicombustíveis com capacidade total de 500 mil TEUs, que também substituirão embarcações mais antigas.

Segundo Anda Cristescu, chefe de afretamento e novas construções da Maersk, essas embarcações apoiarão a estratégia de descarbonização da empresa, operando com combustíveis de baixas emissões.

“Estas encomendas fazem parte do nosso programa contínuo de renovação da frota e estão em linha com o nosso compromisso com a descarbonização, uma vez que todas as embarcações terão motores bicombustíveis com a intenção de operá-las com combustível de baixas emissões”, afirmou.