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Mantiqueira e Drivin: maior controle da operação logística

 

Publicado em 26/07/2022

Uma roteirização eficiente ajuda a garantir ovos fresquinhos na gôndola dos clientes e na mesa do consumidor; conheça mais sobre a parceria entre Mantiqueira Brasil e Drivin

Por Redação


Foto: Divulgação

A Mantiqueira Brasil iniciou suas atividades no final de 1980, na cidade de Itanhandu, em Minas Gerais (MG), com somente 30 mil galinhas. Com o tempo a empresa foi expandindo e adotou novas tecnologias, tornando-se a primeira granja automatizada do país. O crescimento da produção de ovos, a levou a expandir suas operações em outros segmentos, como a agricultura e a pecuária.

Atualmente, a Mantiqueira é referência no mercado, conta com mais de 2.500 colaboradores e é responsável pela maior produção de ovos da América do Sul, com 12,9 milhões de galinhas em suas unidades: duas em Minas Gerais (MG), uma no Mato Grosso (MT), uma no Paraná, outra em Goiás e duas no estado de São Paulo (SP) – que já conta com ovos de galinhas criadas livres de gaiolas.

Na Regional Sudeste, a empresa conta, desde 2021, com o apoio do sistema de gerenciamento de transporte (TMS SaaS) Drivin para tornar suas entregas mais eficientes e otimizadas.

MANTIQUEIRA BRASIL E DRIVIN: A REPOSIÇÃO DE OVOS NAS PRATELEIRAS

As galinhas são capazes de botar ovos todos os dias e estes precisam chegar fresquinhos nos pontos de venda. Para isso, eles são recolhidos e embalados no mesmo dia para serem entregues na manhã seguinte. 

Como os ovos são produtos de manuseio delicado, todo cuidado é pouco para evitar desperdícios e garantir que cheguem do jeito certo e na hora exata, atendendo os clientes antigos e conquistando novos nichos no mercado.

Para fazer isso, a Logística da Regional Sudeste da Mantiqueira Brasil, que trabalha com frota própria – e tem em média 230 colaboradores, incluindo time de suporte, operações e os motoristas – escolheu como uma de suas principais parceiras para tornar sua logística ágil e organizada a solução tecnológica desenvolvida pela Drivin.

“Há cerca de dois anos, a Mantiqueira tem investido em aprimorar as suas operações logísticas. Antes os processos eram realizados de uma forma manual, os caminhões eram carregados e seguiam para as entregas, porém os nossos controles não eram tão assertivos. Havia muitas perdas de informações e desencontros. Então, procuramos um sistema de gerenciamento de transporte, para conseguimos monitorar os veículos e as entregas e, assim, investirmos em novas tecnologias como a Drivin.”  Lucas Carvalho, coordenador de Logística da Regional Sudeste da Mantiqueira Brasil.

ALGUNS NÚMEROS DESTA PARCERIA


Arte: Divulgação

A Drivin atende a Matriz em Itanhandu (MG), os Centros de Distribuição de Guarulhos (SP), Duque de Caxias (RJ) e Contagem (MG) com média de 35 viagens diárias e por volta de 5000 visitas a clientes (entregas) por mês. 

Alguns dos produtos são expedidos da matriz direto para os clientes e outros são fracionados nos Centros de Distribuição da Empresa. Isso ocorre porque umas das particularidades dos CDs da Mantiqueira Brasil é ir além do cross-docking, adotando uma dinâmica redistribuição de produtos naquele local. 

De acordo com o coordenador Lucas Carvalho, a empresa buscou uma solução para atender à alta demanda e a um movimento interno de modernização.

“A gente roteiriza com Drivin os pedidos que saem de nossa base até os nossos CDs, parceiros Logísticos ou clientes direto. A maioria dos nossos clientes são supermercados, hipermercados e lojas de bairro. Temos também lojas próprias nos CEASAS de São Paulo, São José dos Campos e Rio de Janeiro para clientes que preferem se abastecer diretamente.” – Lucas Carvalho. 

GESTÃO DE ENTREGAS FACILITADA

Segundo o coordenador, agora há um melhor gerenciamento das entregas. Antes, havia um pouco de dificuldade com as informações e, quando a tinham, era tudo muito manual. Hoje tem todo um monitoramento do veículo, da entrega, das rotas, o que permite formar indicadores e dados confiáveis para tomada de ações e otimização da operação.

“Com Drivin, ganhamos muito mais controle, é possível consultar roteiros específicos para saber a informação sobre o pedido ou o veículo e assim apoiar a área comercial. Já recebemos reclamação de falha na entrega, porém tínhamos como mostrar o dia e a hora exata em que ela aconteceu. Com esse sistema conseguimos solucionar esse tipo de incidente de forma mais rápida.” – Lucas Carvalho.

Além de apoiar nos desafios da falta de informações, dados das entregas, posicionamento dos veículos, a roteirização inteligente diminui muito o nosso tempo de execução, o que permite à equipe abrir novas frentes de trabalho e inovar ainda mais o processo Logístico.


CD de Itanhandu - MG (Foto: Divulgação)

SUPORTE E ACOMPANHAMENTO PARA MANTIQUEIRA

Como clientes informados e exigentes com demandas específicas em grande quantidade, a Mantiqueira Brasil busca apoio para suas demandas na equipe de Customer Success, o atendimento personalizado da Drivin.

Gostamos muito do time desde o início, estamos em constante contato com o especialista da área, Bruno Oliveira, que é excelente profissional, tira as dúvidas, e quando falta algo, ajuda a encontrar adaptações. Ao suporte só tenho elogios.”

Com um olhar voltado para o futuro, a Mantiqueira Brasil está cada vez mais empenhada em investir em soluções tecnológicas para atender às exigências do mercado e à evolução do comportamento do consumidor, que já tem até opções de assinatura de entrega de ovos feita on-line para receber em casa.

Para dar continuidade a tantos projetos, a empresa pretende continuar aliando o carisma de quem ainda é recebido pelos clientes antigos na porta, com a visão de futuro para alçar voos cada vez mais altos.

 

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