Mercado Livre amplia operação logística e dobra fulfillment no Brasil

Em comunicado, empresa disse que 63% dos novos CDs estão localizados fora de SP; ampliação permitirá entregas no mesmo dia e em até 48 horas para novas regiões

Publicado em 24/09/2024 — por Redação
 Mercado Livre amplia operação logística e dobra fulfillment no Brasil
Operação Mercado Livre (Divulgação)

O Mercado Livre ampliou a operação logística e anunciou crescimento de mais de 100% no número de centros de distribuição fulfillment no país. A empresa iniciou 2024 com 10 operações para alcançar a marca de 21 unidades logísticas full até o fim de 2025. 

Do total de 21 centros de distribuição fulfillment, 63% estarão fora de São Paulo, ampliando a cobertura nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul. Segundo a companhia, estados como Rio Grande do Sul, Pernambuco, Ceará, Bahia, Paraná e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal, estão entre as localidades que receberão as novas instalações — todas fazem parte do modelo fulfillment.

De acordo com o presidente do Mercado Livre no Brasil, Fernando Yunes, com as novas unidades fulfillment, cujas instalações equivalem à dimensão de aproximadamente 120 campos de futebol, a empresa amplia em 40% o número de cidades que irão receber entregas no mesmo dia.  

“Com essa expansão, otimizamos a experiência do consumidor, mas principalmente reforçamos nosso compromisso com o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, gerando empregos e contribuindo para o fortalecimento das economias locais”, afirmou. “Toda essa ampliação logística está prevista no investimento de R$ 23 bilhões do Mercado Livre no Brasil, anunciados no começo de 2024”, completou o executivo.

PRAZO DE ENTREGA E PREÇO DO FRETE

Em comunicado, o Mercado Livre disse que as novas operações garantem uma experiência de compra ágil em áreas estratégicas do país. “O novo centro de distribuição de Pernambuco, por exemplo, permitirá que os consumidores da região metropolitana de Recife recebam entregas no mesmo dia da compra. Além disso, a unidade ampliará a cobertura para Alagoas, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e outras regiões do Nordeste, permitindo entregas em até 48 horas”, afirmou a empresa. 

No Rio Grande do Sul, a região metropolitana de Porto Alegre passará a contar com entregas no mesmo dia, enquanto consumidores de cidades-chave como Pelotas, Santa Maria e Passo Fundo começarão a receber suas compras já no dia seguinte. De acordo com a companhia, a redução do frete pode chegar até 50% conforme a região. 

“Esse movimento reforça nosso compromisso em levar uma melhor experiência de compra para outras regiões do Brasil, democratizando ainda mais o acesso ao comércio eletrônico e conectando milhões de pessoas a um serviço cada vez mais eficiente e acessível”, comentou o diretor sênior de Operações Logísticas do Mercado Livre, Luiz Vergueiro.  

EXPANSÃO DA FROTA AÉREA E NOVA ROTA

A empresa também anunciou otimizações na frota aérea. O Mercado Livre duplicou a capacidade do seu “Air Hub” em Guarulhos para aumentar o potencial e atender o aumento da demanda atua e programar para os próximos anos. 

A partir de 24 de setembro, inicia-se uma nova rota provisória para Caxias do Sul, com foco nas entregas para a região Sul do país, provendo uma operação eficiente enquanto o aeroporto de Porto Alegre não reabre.

De acordo com a empresa, até o final de 2025, haverá a ampliação da frota aérea com duas novas aeronaves cargueiras, em parceria com a GOLLOG. “Com esta nova aeronave, o maior e-commerce da América Latina soma 9 aeronaves cargueiras dedicadas à sua estratégia de expansão regional, especialmente em um país com dimensões continentais como o Brasil. Juntos, Mercado Livre e GOLLOG constituem a maior operação cargueira regular do país”, destacou a companhia.  

ROBÔS OTIMIZAM A OPERAÇÃO EM ATÉ 20%

Entre as novidades do Mercado Livre, está o início da operação com robôs em um dos centros de distribuição da companhia, em Cajamar, anunciado no primeiro semestre deste ano.  

Segundo a empresa, a tecnologia “Shelves to Person" já possui 334 robôs no total, processa 20 mil itens por dia e proporciona a redução do tempo de processamento de pedidos em até 20%, além de uma economia de espaço de 15% na operação.  

Os robôs móveis autônomos chegam para complementar o trabalho dos colaboradores, assumindo tarefas mais pesadas, como levantar e mover prateleiras, o que vem ajudando a reduzir as atividades de maior impacto, e permitindo que os colaboradores possam focar em atividades de maior valor.

Segundo Luiz Vergueiro, serão 334 robôs na operação em Cajamar até o fim de 2024. “Levar essa solução mais inovadora para esse ambiente é como se fosse uma peça de um quebra-cabeça que se encaixa dentro de um ecossistema que já está tecnologicamente mais avançado e conectado”, disse.

Em entrevista exclusiva para a MundoLogística, o executivo explicou a escolha da operação em Cajamar para esse projeto, o papel humano a partir dessa implementação e as possibilidades que esse tipo de automação tem não só no e-commerce, mas em outras indústrias.