LogTalk LogTalk

Montadoras focam em caminhões da linha leve para amparar distribuição em centros urbanos

Publicado em 13/06/2022

Volkswagen, Mercedes-Benz e Iveco apresentarão novidades na 22ª edição da TranspoSul, começa hoje (13); caminhões de pequeno porte representam 9,50% do mercado, segundo a Fenabrave

Por Redação


Foto: Divulgação

Começou hoje (13) a 22ª edição da TranspoSul (Feira e Congresso de Transporte e Logística), que será realizada até quinta-feira (16) na FIERGS, em Porto Alegre (RS). No evento, empresas como Volkswagen, Mercedes-Benz e Iveco irão apresentar novidades para o segmento, focadas em veículos para operações de distribuição em centros urbanos.

A Volkswagen apresentará modelos da linha Delivery, indicada para transporte rápido nos grandes centros urbanos por oferecer diferenciais como economia e versatilidade. Em sete diferentes versões, o veículo possui motorização que varia de 2.8 a 3.8 litros e capacidade e torque variando de 360 a 600 (Torque Líq. Máx. - Nm @ rpm).

Já a Mercedes-Benz irá expor a linha Accelo. Caminhão é dedicado à operação em cidades e estradas com os modelos 815, 1016 e 1316, caminhões de 8 a 13 toneladas de PBT. As versões permitem entregas até nas zonas de restrição de circulação (em São Paulo denominada VUC – Veículo Urbano de Carga).

Os visitantes da TranspoSul 2022 também poderão conferir a linha leve da Iveco. O Iveco Daily tem 160 cv de potência, turbina GVT e 200 Kg a mais de capacidade de carga que a versão anterior. O novo painel TFT tem comandos no volante e novos sensores opcionais: pneus, crepuscular e de chuva. Oferece estabilidade para entregas que pedem maior cuidado e para as áreas mais densas.

Segundo dados levantados pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), no acumulado de 2021, a venda de caminhões pesados representou 50,88% do mercado total. Logo depois vêm os semipesados, com 26,33%. Em terceiro lugar estão os leves, com 9,50% e, em quarto, os médios, com 8,77%. Por fim, os semileves fecham a lista com 4,52% dos emplacamentos.

A 22ª TranspoSul tem inscrição gratuita que pode ser feita no site oficial do evento.