Addiante Addiante

Multilog amplia movimentação de cargas em portos secos de fronteira com crescimento de 9%

Em 2024, empresa contabilizou a entrada de mais de 400 mil caminhões nas unidades instaladas em áreas de divisa em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul

Publicado em 29/01/2025 — por Redação
Multilog amplia movimentação de cargas em portos secos de fronteira com crescimento de 9%
Porto Seco de Dionísio Cerqueira, Santa Catarina  (Foto: Joaquim Padilha)

A Multilog registrou um crescimento de 9% nas movimentações de caminhões de cargas nos cinco portos secos localizados em áreas de divisa de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul em 2024. Ao todo, mais de 400 mil veículos passaram pelos portos secos de fronteira da Multilog, número superior aos 367 mil registrados em 2023.

Segundo a companhia, algumas unidades bateram recorde de movimentações de caminhões, como foi o caso do Porto Seco de Dionísio Cerqueira (SC). A unidade recebeu 12,74 mil veículos no regime de importação e 10,27 mil veículos no regime de exportação, totalizando 23,01 mil veículos, número 47,4% superior ao de 2023.

Na avaliação da companhia, o crescimento é resultado da nova infraestrutura, construída e inaugurada pela Multilog em dezembro de 2023, e a implementação de melhorias na unidade. Outro fator que contribuiu para esse resultado foi a entrada em vigor da regra estadual que tornou obrigatório o ingresso, pelo Porto Seco, de 20% das importações terrestres vindas do Mercosul para Santa Catarina que contam com incentivo fiscal.

CRESCIMENTO PORTOS SECOS

O Porto Seco de Jaguarão (RS) movimentou 33,65 mil veículos em 2024, com 14,52 mil no regime de importação e 19,13 mil no de exportação, 1,2% acima do registrado no ano anterior. O aumento das importações de carne, leite em pó e derivados do leite contribuiu para o resultado.

No Porto Seco de Foz do Iguaçu (PR), a Multilog recebeu 196,59 mil caminhões, um aumento de 11,6% em relação a 2023. Foram 113,23 mil veículos com cargas de importação e 83,36 mil de exportação. O crescimento foi impulsionado pela seca nos rios Paraguai e Paraná, que reduziu a navegação por barcaças e transferiu parte do transporte para o modal rodoviário, além do aumento da safra de grãos no Paraguai e na Argentina. A Multilog está construindo um novo Porto Seco na cidade, às margens da BR-277, para ampliar a infraestrutura.

No Rio Grande do Sul, o Porto Seco de Uruguaiana movimentou 134,51 mil caminhões em 2024, um crescimento de 2,6% em relação ao ano anterior, impulsionado pelo aumento das importações de veículos zero km. Foram 47,72 mil caminhões no regime de importação e 86,78 mil no de exportação.

No Porto Seco de Santana do Livramento (RS), passaram 12,82 mil veículos, 13,2% a mais do que em 2023. O crescimento foi impulsionado pelas exportações de caminhões cavalo mecânico zero quilômetro e pelas importações de leite em pó e derivados do leite. Foram 5,68 mil veículos no regime de importação e 7,13 mil no de exportação.

As importações de produtos do Paraguai, Argentina e Uruguai por uma multinacional de bebidas, cuja fábrica no Rio Grande do Sul foi afetada por enchentes, também aumentaram a movimentação de caminhões nos três portos secos gaúchos e no de Foz do Iguaçu.