LogTalk LogTalk

Norsul cria rota inédita de cabotagem para transporte de biodiesel do Sul ao Nordeste

Publicado em 10/06/2022

Trajeto foi idealizado para a BSBIOS e viabiliza a primeira operação de usina de biodiesel do país a utilizar o transporte na costa brasileira; iniciativa também neutraliza as emissões de CO2

Por Redação


Foto: Divulgação

A Norsul criou uma rota inédita de cabotagem para a BSBIOS, empresa do ECB Group do setor de biodiesel. No trajeto, foi realizado o primeiro transporte do biocombustível com neutralização de 100% das emissões de gases de efeito estufa.

Feita pelo navio Taruca, a rota começou no Porto de Paranaguá (PR) e seguiu em direção ao Porto de Suape (PE). O transporte durou cerca de 14 dias e marca a estreia do fornecimento do biocombustível da BSBIOS para a região Nordeste. Ao todo, foram transportados 4 milhões de litros de biodiesel, que saíram da usina da BSBIOS em Marialva (PR) e serão fornecidos a três distribuidoras de combustíveis no Nordeste.

A totalidade das emissões oriundas desse modal foi neutralizada por meio do Programa Carbono Neutro Norsul, que já contabiliza mais de 450 mil toneladas de CO2 neutralizadas desde o início do projeto, em 2020.

“Estamos muito felizes em poder colaborar ampliando a rota da BSBIOS de maneira sustentável, explorando todo o potencial da nossa área de Novos Negócios, desenvolvida justamente para trazer novas soluções aos nossos clientes, possibilitando-os de irem além.” – Gustavo Paschoa, Diretor de Novos Negócios da Norsul.

O processo para a operacionalização da nova rota levou 90 dias e contou com integração dos times de ambas as empresas trabalhando em parceria. Por meio da parceria, a cabotagem foi definida como a melhor solução logística e ambiental para o transporte da carga.

“Nossa atuação é pautada no monitoramento e na busca de soluções que possam aprimorar os processos de forma que os impactos ambientais causados por nossas operações sejam reduzidos. A escolha por este modal com a Norsul vai ao encontro dos nossos objetivos estratégicos de sustentabilidade.” – Leandro Luiz Zat, Diretor Comercial da BSBIOS.

O PROGRAMA CARBONO NEUTRO NORSUL

Gustavo Paschoa, da Norsul, explica que a companhia é a primeira empresa 100% carbono neutro do mundo no segmento de cabotagem, por meio da utilização de créditos gerados pela preservação de mata nativa e nos Aterros Sanitários. “Desde 2020, neutralizamos todas as emissões de CO2 nos modais marítimo, ferroviário e rodoviário”, destaca.

A iniciativa visa a preservar as florestas em pé e reduzir o desmatamento, ao mesmo tempo que incentiva o desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais e apoia a conservação de estoques de carbono. Já os Aterros Sanitários capturam metano e o transformam em BioMetano que, futuramente, poderá ser utilizado como combustível alternativo para embarcações de emissão zero.

Certificado internacionalmente, o Programa Carbono Neutro Norsul busca ajudar a reverter a tendência de desmatamento na Floresta Amazônica brasileira e evitar a degradação da cobertura vegetal. O Programa funciona pela aquisição de créditos de carbono, que são gerados por atividades de conservação na região. Ao comprar esses créditos, a Norsul investe na redução do desmatamento, apoia a conservação de estoques de carbono e incentiva o desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais.

Para viabilizar este processo, a Norsul tem como parceira a Biofílica, empresa que desenvolve projetos de carbono florestal.

 

Artigo(s) publicado(s) na revista e relacionado(s)


 

Transporte aquaviário
Um diagnóstico da realidade brasileira