LogTalk LogTalk

Novas linhas de longo curso e cabotagem entram em operação no Porto de Santos

Publicado em 20/10/2020

Os novos serviços de longo curso e cabotagem da DP World Santos consolidarão o Porto de Santos como um hub port


No mês de outubro, a DP World Santos, terminal privado multipropósito, instalado na margem esquerda do Porto de Santos, passou a operar mais dois serviços regulares com escalas semanais. Trata-se das linhas Brazex Loop 2, de longo curso, e Nexco, de cabotagem. Ambas são operadas por empresas do grupo CMA CGM (CMA CGM e Mercosul Line), que já atua no terminal desde 2013 com outras três rotas.

 

Longo curso

O Brazex Loop 2 realiza conexões otimizadas entre a América do Norte, Caribe, Ásia e Europa. Na DP World Santos, o início deste serviço será marcado pela chegada do navio Mandalay, no dia 21 de outubro. Na ocasião, serão realizados 982 movimentos de descarga.
As operações ocorrerão como parte da rota que escala os portos de Vila Do Conde (PA), Vitória (ES), Santos (SP) e Navegantes (SC), conectando aos portos do Caribe (incluindo a unidade da DP World em Caucedo), a Ásia, a Europa e a América do Norte. Outras quatro embarcações integram o serviço, com comprimento médio de 190 metros e capacidade média de 2.400 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).

 

Cabotagem

Já no caso do serviço de cabotagem Nexco (sigla para Northeast Express Connection), da Mercosul Line, as regiões do Sudeste e Nordeste do Brasil são conectadas em pouco mais de 10 dias, pelos portos de Santos, Salvador, Suape e Itaguaí. Com emissão de CO2 reduzida, esta linha é operada pela DP World Santos com o navio Aristote, que possui 170 metros e capacidade para 1.691 TEUs.

 

“Os novos serviços contribuem para consolidar o Porto de Santos como um hub port, principalmente por meio do novo serviço de cabotagem, operado pela Mercosul Line, que aumenta a frequência e a capacidade de transporte através do modal aquaviário ao longo da costa brasileira.” - Fábio Siccherino, diretor comercial e de relações institucionais da empresa.

 

Além dos novos serviços, atualmente, a DP World Santos opera três linhas de longo curso, que ligam as regiões Caribe/Golfo do México, África e Ásia, e três linhas de cabotagem.