LogTalk LogTalk

Para além do last mile: Smart lockers auxiliam na gestão de estoques

Publicado em 05/07/2022

Tecnologia contribui com estratégia de transformar lojas em hubs logísticos; no ano passado, o uso de armários inteligentes aumentou em 15% entre as empresas dos segmentos de logística e varejo

Por Christian Presa


Foto: Shutterstock

Os smart lockers não são exatamente uma novidade: os primeiros armários inteligentes foram instalados pela Amazon em 2011, nas cidades de Seattle, Nova York e Londres. Mas foi mais recentemente que essa tecnologia ganhou fôlego no Brasil. De acordo com matéria do portal E-commerce Brasil, no ano passado houve um crescimento de 15% do uso smart lockers na estratégia logística, uma estatística que pode ser atribuída ao boom do e-commerce nos últimos anos.

A entrega de última milha pode ser considerada a mola propulsora dos armários inteligentes, uma vez que essa tecnologia traz facilidades tanto para varejistas e consumidores. No entanto, os smart lockers pode trazer benefícios para outras áreas da logística. Uma delas é a gestão de estoques.

De acordo com a executiva de Vendas da Pitney Bowes Brasil, Jéssica Couto Ferreira, a utilização dos armários inteligentes auxilia na otimização de estoques em diferentes endereços. Isso promove agilidade na troca de mercadorias, peças e itens entre unidades da mesma companhia.

“Quando utilizados na rotina, os lockers quebram a necessidade exclusiva de utilizar grandes frotas de veículos ou pessoas dedicadas em todas as etapas.” – Jéssica Couto Ferreira, executiva de Vendas Pitney Bowes Brasil.

No caso de empresas que possuem mais de uma loja em distância médias, o uso dos smart lockers contribui para a estratégia de transformar lojas em hubs logísticos. Isso porque a empresa pode instalar os armários inteligentes em uma determinada loja para que as outras retirem produtos diretamente nesse ponto central.

“É interessante porque diminui o curso com o transporte e garante a segurança do produto. Além disso, por ser de fácil adequação, o armário inteligente pode ser condicionado a locais não visíveis”, pontuou a executiva. Nesse modelo de lojas como hubs logísiticos, os smart lockers podem ser utilizados tanto para o abastecimento de outros estabelecimentos como para a entrega de produtos já vendidos diretamente aos consumidores finais.

Além da otimização logística, Ferreira destacou a segurança como outro diferencial dos lockers. “O gestor pode autorizar e acompanhar a liberação de produtos. Além disso, hoje em dia, a grande maioria dos armários vem com sistema de câmeras, que controla toda a movimentação. Apesar de o monitoramento não ser real time, nós sempre recomendamos que esse serviço seja adquirido.”

 

Artigo(s) publicado(s) na revista e relacionado(s)


 

Omnichannel: estado da arte e estado da prática
O que vem sendo aplicado?