LogTalk LogTalk

Para reduzir erros e agilizar processos, Maplink oferece ferramenta de cálculo de frete mínimo

Publicado em 14/07/2022

Especializada em tecnologia de geolocalização, a empresa desenvolveu uma API que automatiza o cálculo do piso mínimo da tarifa, facilitando a logística para empresas de grande porte

Por Redação


Arte: Divulgação

Se a sua empresa possui uma operação logística, é bem provável que você já precisou lidar com o cálculo de frete mínimo em algum momento - afinal, é uma obrigatoriedade dentro das relações de contrato de transporte. São diversos os fatores que compõem este cálculo, como o tipo de carga, a quilometragem a ser percorrida, a quantidade de eixos do veículo a ser utilizado, entre outros. Por esse motivo, realizar esse processo manualmente torna-se praticamente inviável, visto que, além de trabalhoso, exige atenção redobrada para evitar possíveis erros.

Foi pensando em solucionar essa dor que a Maplink desenvolveu a “Frete Mínimo API”, que tem como objetivo aumentar a produtividade e trazer agilidade para empresas que possuem grandes frotas. Com a ferramenta, a Maplink possibilitou calcular automaticamente o piso mínimo do frete de acordo com a resolução da ANTT, trazendo praticidade e segurança. A maior vantagem é para empresas que possuem uma grande operação, tendo em vista que existem alguns sites que fazem o cálculo gratuitamente, mas de forma unitária.

Disponível na Maplink Platform, conjunto de soluções próprias da empresa, a ferramenta também pode ser utilizada por empresas que utilizam a Google Maps Platform (a qual a Maplink é a principal parceira de revenda na América Latina), possuindo fácil integração com a API Directions.

A ferramenta é completa no que diz respeito à funcionalidade, permitindo que o cliente inclua no cálculo do frete, se desejar, outras taxas importantes de custos adicionais que possam ser somadas ao frete mínimo. Além disso, diversas variações são apresentadas com o cálculo, entre elas: cálculo do frete junto com a rota (integração com a API Trip ou Directions API do Google Maps Platform); cálculo de ida e volta, com carga ou sem carga; resultados para diferentes tipos de carga, entre outros. A funcionalidade é indispensável para grandes operações logísticas que necessitam que seus processos de roteirização sejam automatizados.

“Com o desenvolvimento deste produto, a Maplink consegue abranger os principais custos de uma rota, desde a roteirização, passando pelo planejamento, cálculo do pedágio até o valor a ser cobrado pelo frete. Um grande diferencial para os nossos clientes agregarem ao seu planejamento logístico”, acredita Victor Trafaniuc, CTO da Maplink.

A MAPLINK

A Maplink é uma empresa referência em tecnologia de geolocalização que oferece APIs avançadas e prontas para serem integradas ao sistema de qualquer empresa. Sediada em São Paulo (SP), e com escritórios espalhados pela Argentina, Chile e México, a empresa é a maior Partner Premier de Google Maps da América Latina e pioneira no Brasil em dados de mapas e geolocalização.

Há mais de 20 anos, a Maplink investe em inovação e tem como missão oferecer tecnologia para todos os setores da economia com foco em facilitar e automatizar o dia a dia das empresas