A SD Brasil, distribuidora de serviços críticos de telecomunicações, e a MRS Logística, implementaram conectividade via satélite “Iridium Certus” na malha ferroviária da operadora de trens de carga. Segundo as companhias, a tecnologia, comumente utilizada na aviação, permite a comunicação em tempo real entre os maquinistas e os centros de operação, resultando em um processo logístico mais rápido e seguro.
Em comunicado, as empresas destacaram que o Iridium Certus oferece às locomotivas da MRS Logística um canal de dados confiável para trocar informações críticas de controle de tráfego ferroviário em tempo real.
De acordo com as companhias, A SD Brasil está apoiando a instalação do equipamento “MissionLINK® 700” da Thales nas locomotivas da MRS Logística. “O equipamento é ideal para ambientes ferroviários, e fornece um link seguro de até 700 Kbps. Ele conecta o computador de bordo da locomotiva e outros dispositivos essenciais para o gerenciamento do tráfego ferroviário”, ressaltaram.
O técnico da MRS, Fernando Manzotti, explicou que a operadora logística pode reduzir a distância entre os trens e monitorar exatamente onde cada trem está com o Iridium Certus. “Isso representa um ganho operacional significativo tanto em eficiência no volume de carga transportada quanto em segurança, graças ao monitoramento preciso que permite que mais trens operem. É um serviço inovador e essencial para nossas operações", disse o especialista.