O Porto do Açu conquistou o Prêmio Mundial de Sustentabilidade da Associação Internacional de Portos (IAPH, na sigla em inglês), na categoria infraestrutura. Os outros finalistas foram a Gladstone Ports Corporation (GPC), empresa que administra e opera o porto de Gladstone, na Austrália, e o Porto de Bilbao, na Espanha.
O complexo porto-indústria brasileiro obteve o reconhecimento com o case do hub de hidrogênio e derivados de baixo carbono. O hub do Porto do Açu recebeu uma Licença Prévia inédita do Governo do Rio de Janeiro em janeiro deste ano.
O Açu foi o único porto da América Latina a conquistar o IAPH Sustainability Awards 2024, o mais importante reconhecimento mundial para as melhores práticas de sustentabilidade no setor portuário. A premiação foi realizada durante a Conferência Mundial de Portos da IAPH, em Hamburgo, na Alemanha.
“O projeto mostra nossa jornada para estabelecermos um hub de hidrogênio de baixo carbono no Sudeste brasileiro, destacando a importância estratégica dos portos na integração dos diversos componentes necessários para a descarbonização dos setores marítimo e portuário”, ressaltou Vinicius Patel, diretor de Administração Portuária do Porto do Açu.
O objetivo é desenvolver uma plataforma integrada de produção de hidrogênio renovável e de baixo carbono, ligada a unidades de produção de amônia e metanol. O hidrogênio produzido no Porto poderá ser exportado ou utilizado como insumo para futuros clusters industriais de produtos de baixo carbono a serem estabelecidos no Açu.
O hub foi planejado para garantir a viabilidade ambiental e social de um cluster de um milhão de metros quadrados com capacidade de 3,7 GW, integrado à infraestrutura portuária e às áreas industriais do Açu. Em agosto e setembro deste ano, o Porto do Açu assinou os dois primeiros contratos de reserva de área para o hub com as empresas Fuella AS e HIF Global, respectivamente.
Essa é a 4ª vez que o Porto do Açu conquista o Prêmio Mundial de Sustentabilidade da IAPH.